quarta-feira, agosto 29, 2012

Post 2759 A minha experiência com o Metro de Lisboa

Quando era criança, andava de Metro nas férias, quando íamos a Lisboa, a casa dos meus avós. Descíamos  as escadas para as catacumbas escuras e frescas, ou abafadas, consoante o dia, chegavam com muito barulho as carruagens que lembravam o comboio que nos levava do Porto a Lisboa, e entrávamos. Pouco depois, saíamos para o ar livre, em ruas ou praças, como por milagre, tão diferentes do sítio de partida.
No ano em que fui estudar para Lisboa, fiz o percurso entre local de formação e futura residência, de Metro, no Verão. Pareceu-me agradável e rápido...Mal sabia eu, nessa altura, como seria tão diferente em Setembro. Na primeira manhã acordei bem cedo, para não chegar atrasada (foi o que me salvou) e dirigi-me para a minha estação de Metro em Sete Rios, contando entrar em carruagem com toda a tranquilidade. Desço as escadas e vejo uma multidão à espera, alguns com um ar bastante "stressado". Não consegui entrar no primeiro e no segundo só consegui porque quando parou, a porta se abriu mesmo à minha frente, e os que estavam atrás me empurraram lá para dentro... 

8 comentários:


  1. Andei de Metro diariamente, em Lisbos, durante cerca de 38 anos.
    O meu percurso mais frquente era entre "Restauradores" e "Alvalade" -de manhã- Vice-versa, à tarde.
    Às vezes havia enchente... como havia carteiristas e outros oportunistas. Mas isso faz parte do viver de uma grande cidade. E quem mergulha por lá todos os dias, aprende a defender-se.
    Hoje, só Metropolito de vez em quando. E tenho saudades!
    Mas infelizmmnete, ultimamente, as enchetes são muitomenores.
    Um abraço, <Cara RedondaA

    ResponderEliminar

  2. Falta assinar!

    FILOMENA

    ResponderEliminar
  3. Em algumas cidades como Tóquio, o passageiro não precisa de se preocupar.
    Fica quieto porque existem os 'empurradores' de serviço.

    ResponderEliminar
  4. O Metro continua a ser o meu meio de transporte favorito na cidade. Rápido e directo. Mas, nas horas de ponta, é andar como sardinha em lata..

    ResponderEliminar
  5. Ontem e hoje andei por lá, nas calmas... ainda é Agosto.
    :)

    ResponderEliminar
  6. Já estava a sentir a falta da sua passagem por aqui :)Algo que sempre gostei do Metro foi a espécie de milagre de sairmos num sítio completamente diferente daquele em que tinhamos entrado.
    um beijinho
    Gábi




    Já vi imagens na televisão Observador, só aí acreditei que existia mesmo um trabalho assim :)





    Gostei de andar de Metro em Lisboa, Carlos Barbosa de Oliveira (especialmente quando não estava muio cheio). Aqui no Porto, o que gosto mais é de andar, mas aí só para distâncias não muito longas.




    Em Agosto é um óptimo meio de transporte, Rui Pascoal :)




    ResponderEliminar
  7. Mas lá que o Metro é bonito, lá isso é.
    Agora andam aqui a construir um Metro de superfície.
    Que balbúrdia!!

    ResponderEliminar
  8. Quando estive em Lisboa o metro foi sempre o meu meio de transporte de eleição, percurso diário, alvalade - campo grande, e tornou-se diário quando começou a chover pois vivia a meia hora a pé do trabalho e com tempo ameno fazia-se bem.
    Para as passeatas também escolhia sempre o metro :)

    ResponderEliminar