domingo, novembro 13, 2011

Post 2215 - Porque é que gosto de ateliés de escrita

Como resposta a um desafio da Olinda P. Gil © do blogue A Casa do Alfaiate ou http://acasadoalfaiate.blogspot.com/


Porque é que gosto de ateliés de escrita
Desde o primeiro atelier de escrita, a sensação no início de cada um, equivale um pouco ao que sentia, quando andava na escola, antes do início das aulas e da minha disciplina favorita.

Havia a expectativa de saber quem seria o Professor e quem seriam os colegas e qual seria o livro adoptado.
Em todos os ateliés que estive, os que o dirigiam tinham livros publicados e uma grande capacidade de diálogo e de empatia, além de ideias interessantes e diferentes sobre o que é e como "escrever".
Fala-se de escrita, mas também de livros, alguns que já li, outros que fico com a intenção de ler.
Depois existem também os colegas. À partida teremos em comum o gostar de escrever e o gostar de ler, mas pelo que pude constatar, as idades, profissões, experiências e personalidades serão muito diferentes.
Finalmente, temos o desafio de escrita, o sermos desafiados a escrever no momento, duma forma, ou sobre temas, nos quais poderíamos nunca ter pensado. De alguns textos que escrevi assim, gostei muito, de outros nem tanto, ou mesmo nada. E é também muito interessante ouvir os colegas ler o texto que escreveram, verificar como a mesma ideia ou frase podem inspirar e conduzir a textos tão diferentes. Acho fascinante aqueles que escrevem com poesia em prosa.
Por tudo isto, gostei de todos os ateliés a que fui e espero poder vir a frequentar muitos mais.

5 comentários:

  1. Também gostaria de frequentar um atelier assim!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Também já tenho alguma experiência de ateliês de escrita e identifico-me com as tuas palavras.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Espero que um destes dias cheguem vários também aí :)
    um beijinho




    Reencontrar colegas e ter também a sorte de encontrar novos amigos é outra das razões porque gosto dos ateliés, Dolores :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Só me resta agradecer-te muito por teres participado!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada eu pela oportunidade e gostei de ter participado :)

    ResponderEliminar