quinta-feira, agosto 04, 2011

A praia da minha vida


A praia da minha vida é a de Caxinas, até aos seis anos, quando os meus pais lá arrendavam uma casa de pescadores, e um menino um pouco mais velho que eu, se ofereceu para me ensinar a nadar.

Ou antes, e depois dos seis anos, em idas de manhã e regressos ao final da tarde, será a praia de Francelos, com o banco de areia que criava uma piscina, onde uma vez como a maré a subir, as minhas irmãs ficaram sem pé e foram salvas por um senhor que lá estava a pescar, sem que primeiro, me acenassem, e eu já míope, não percebesse nada. E poderia ser a praia ao lado, Miramar, onde havia um hotel, mas a areia com pedrinhas maiores, picava.

Pensando melhor, será a praia de Leça, com a piscina de água salgada.

Ou serão todas estas principalmente e outras pelas quais tenhamos passado, em férias de verão intermináveis e dias compridos de sol, em que levávamos merenda de filetes, pão com paio e sumo de laranja tang, e quando a praia esvaziava, no final da tarde, a minha irmã mais velha inventava que estávamos no deserto do Sahara.

9 comentários:

  1. Tantas são as praias e momentos vividos de pele aquecida ao sol e arrepiada pelo mar que é sempre difícil escolher a praia. Poderia nomear todas as praias de Leça a Espinho, mas a Madalena será sempre a minha praia.

    ResponderEliminar
  2. "as minhas irmãs ficaram sem pé e foram salvas por um senhor que lá estava a pescar, sem que primeiro, me acenassem, e eu já míope, não percebesse nada."

    Fiquei a imaginar a cena, desatei a rir à gargalhada e deixei a malta em volta a olher para mim como se eu fosse maluco!! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Gabi:
    Obrigado pela participação, que desde já agradeço.
    eu também tenho muita dificuldade em escolher a praia da minha vida, mas pelas memórias e vivências dos anos 60, quando ainda era uma criança, se fosse obrigado a escolher uma, talvez optasse pela de Benidorm, que conheci ainda imaculada e nada tem a ver com a dos dis ade hoje.
    O seu texto entrou na fila e farei o link no próximo dia 10 ( quarta-feira)
    Uma vez mais obrigado e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  4. Acho que também devemos ter passado pela Madalena :)





    Depois também rimos da situação Pedro Coimbra, mas decididamente não serei a melhor pessoa a quem pedir ajuda à distância :)
    um beijinho




    Gostei muito de ter participado, Carlos Barbosa de Oliveira :)
    Obrigada e um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  5. Gostei das tuas praias que nunca foram as minhas!
    Só no Verão passado experimentei Esposende e adorei...
    É que eu sou do Centro! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Também já estive na de Esposende e gostei, apesar do vento :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. PraiA-a Grande do Rodizio, em Sintra.

    Água fria, muitas brumas e muito surf.

    É deliciosa, quer de Verão quer de Inverno. QUando passar por aqui dê uma espreitadela.
    Um abraço.
    filomena

    ResponderEliminar
  8. Como a minha mãe nasceu e cresceu em Liboa, vou perguntar-lhe se conhece essa praia :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Essas praias não conheço mas gostava de conhecer!
    Estou a imaginar a cena!
    Abraço.

    ResponderEliminar