terça-feira, agosto 16, 2011

Post 2052 ou Hoje

Desde há dias que se previa no Meteo que no Porto a temperatura ia subir na terça-feira e o sol ia brilhar radioso.

Hoje, praticamente de madrugada (pelas 8.00 horas), também na televisão o Sr. da Meteorologia anunciou que apesar da nebulosidade matinal no litoral, a meio da manhã ia levantar, e íamos ter um dia de sol esplendoroso.

Confiante nestas leituras, lá fui para a praia um pouco mais tarde, para apanhar o meio da manhã. Cheguei a Leça e estranhamente consegui um lugar para estacionar relativamente perto. Também a piscina estava invulgarmente vazia... Passaram as 10, as 10.30, as 11, as 12 e o céu continuava encoberto (mesmo agora em que passa das 15 parece-me que ainda não levantou). Talvez tenha sido eu que não percebi bem o que se quereria dizer com o meio da manhã...quiçá não será o meio da manhã de hoje...

Em resultado viemos embora, ainda a tempo de passarmos pelas exposições: "Pinturas e Desenhos de Paula Rego - A Caçadora Furtiva" e "Obras Seleccionadas por Paula Rego na Colecção British Council" na Fundação EDP (entrada livre).

Gostei em especial e além dos quadros de Paula Rego, de: "Full Moon" (1948-49) de Michael Ayrton, "City Scene, St John´s Parade (1929) de Laurence Stephen Lewry, "Vegetables go to School" (1983) de Chris Orr, Desenhos de 1899 de Charles Conder, e de Edward Burra (1934), "Fitzwilliam Square, Dublin" (1923) de Charles Ginner, obras de Madame Yevonde de 1934, "Naked Girl with Egg" (1980-81) de Lucien Freud, "Man in a Museum or You are in the wrong movie" (1962) de David Hockney, "The Hermit" (1967) de Patrick Caulfield, "A Life" (1975) de R.B. Kitaj, "Adolescence" (1932) de Gerald Bockhurst, água-forte (etching), "Study nº4, waiting", litografia de 1914 de John Copley, e "By Candleligt" (1917) de Harold Gilman (lembrou-me a Mrs. Marple).



(Full Moon de Michael Ayrton - imagem retirada do Google)

7 comentários:

  1. É o que dá estar no Porto, o dia pode permanecer tristonho mas a arte desperta uma radiosa curiosidade.

    ResponderEliminar
  2. Vá lá, tive sorte nos dias que passei aí, porque apanhei sol e noites agradáveis sábado e domingo. Hoje de manhã esteve sempre nublado mas, quando vim embora, o sol já começava a espreitar

    ResponderEliminar
  3. E agora está o tipo da Metereologia a ler este post e a dizer - já enganei mais uma!! :)))

    ResponderEliminar
  4. E assim acabou por ser um dia especial, Paulofski :)



    Parece que o Sol está a voltar, Carlos Barbosa de Oliveira...talvez seja melhor bater na madeira :)



    Foi um óptimo dia, Catarina :)




    Será, Pedro Coimbra?! :))
    Se calhar, deveria era tentar saber quem ele é e pedir-lhe uma explicação... :)

    ResponderEliminar
  5. O tempo tem destas coisas... Aqui prometeram que chovia há dois dias e afinal é só calor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Vamos trocar? :)
    um beijinho também :)

    ResponderEliminar