sábado, julho 09, 2011

Desafio Correntes de Leituras

Fui desafiada pela Ivone Costa do blogue A Ronda dos Dias ou http://arondadosdias.blogspot.com ver aqui a responder a estas questões:



1. Existe um livro que relerias várias vezes?

Existem vários que já reli várias vezes e que têm variado ao longo dos anos e alguns a que penso voltar um destes dias (os que reli: Heidi, O Meu Pé de Laranja Lima, O Tempo dos Duendes, Orgulho e Preconceito, Exodus, A town like Alice, e muitos outros).


2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

O Ulisses de James Joyce, mas ainda não desisti...


3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?

Seria muito difícil escolher um único livro, talvez tentasse arranjar uma compilação de obras em papel de bíblia para ter o máximo possível para ler.



4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Não me lembro de nenhum. Tenho muitos livros na lista de espera, mas não me parece que se enquadrem bem na pergunta, porque estão apenas a aguardar a sua vez...Lembrei-me agora que por vezes quando leio um livro de algum autor de que gosto muito, fico frustrada por saber que existem outros inacessíveis, porque estão esgotados ou quando são escritores estrangeiros, (ainda?) não foram traduzidos.



5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?

Lembro-me de muitas cenas finais, mas não de uma que seja inesquecível. Se entretanto me recordar de alguma que se qualifique, voltarei a esta questão...



6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Comecei a ler e a ler muito com sete anos e lia tudo o que apanhava, desde os livros para crianças aos livros nas prateleiras mais altas que seriam até "proibidos" (tive a sorte de em casa haver muitos livros, da minha irmã mais velha, do meu pai, da minha mãe e do meu avô). Assim li livros da colecção azul, da Enid Blyton, mas também por exemplo, com 11 anos, de Jorge Amado, Suor, Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e seus dois maridos. Também com essa idade comecei a ler muita ficção científica. Li livros da colecção Argonauta, policiais da Vampiro, os livros de bolso da Europa América, da colecção Livros do Brasil e Dois Mundos, li livros de Balzac, William Styron, Faulkner, Hemingway, Somerset Maugham, Pearl Buck, Kirst, Maupassant, Erico Veríssimo, Ligia Fagundes Telles, José de Alencar, José Mauro de Vasconcelos, Hervé Bazin, Colette, Kafka, John Steinback, etc.



7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Talvez o Amor de Perdição, mas li-o até ao fim porque era um desafio (gostei praticamente de todos os outros livros adoptados no liceu). Achei-o chato, porque com a idade que então tinha, não compreendia os personagens, nem me identificava com eles (talvez deva reler o livro um destes dias).



8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Todos os que li de Ligia Fagundes Teles, O Monte dos Ventos Uivantes, de Emile Bronté, O Tempo dos Duendes de Clifford D. Simak, Amor Numa Rua Escura de Irwin Shaw,... (responder a este questionário fez-me recordar que antes mergulhava mais nos livros que lia).



9. Que livro estás a ler?

Estou a ler policiais. Acabei hoje A Conspiração do Silêncio de David Baldacci e comecei O Executor de Kepler.


10. Indica dez amigos para responderem a este inquérito?
Vou indicar todos os que passem por aqui e queiram agarrar este desafio...



2 comentários: