segunda-feira, maio 09, 2011

Obra-Prima da Literatura sem grandes tragédias

Para já estou a pensar em:
- Emma de Jane Austen;
- Orgulho e Preconceito de Jane Austen;
- O Velho que lia Romances de Amor de Luís Sepúlveda
- O Velho e o Mar de Hemingway;
- Três homens num bote de J.K. Jerome
- Ulysses de James Joyce (deste último, só li as primeiras sete páginas, por isso se alguém souber de alguma tragédia que ocorra durante o dia em que o personagem principal deambula pela cidade, agradecia-se encarecidamente que o informasse).

5 comentários:

  1. Permite-me que discorde um pouco, Gabi (não leves a mal). Mas talvez queiras dizer "Obra-Prima da Literatura sem muita violência"; porque o conceito de tragédia aplica-se "como uma luva" a pelo menos uma das obras listadas (O Velho e o Mar).




    Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de τράγος "bode" e ᾠδή "canto") é uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Claro que permito :)

    Como o homem e o peixe não morrem, vou ver se ainda assim consigo que este exemplo passe...(também pode ser que o Desafiante com quem em princípio irei estar amanhã se tenha esquecido, e se isso acontecer, não vou é lembrá-lo do desafio e pronto :)

    ResponderEliminar
  4. Como morreu?!
    Tinha ficado com a ideia que ele desistia de pescar o peixe...está visto, tendo é de voltar a ler o livro, se calhar fiquei de tal forma traumatizada com o homicídio do peixe que recalquei a memória...

    ResponderEliminar