terça-feira, janeiro 18, 2011

Projecto Janeiro - livros dos dias 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17


- "Mais Alto que o fundo do mar"de André B. Carretoni. O autor nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de Janeiro de 1971. Gostei deste livro, de como está escrito e da história que conta. Para saber mais sobre o autor ver aqui
- "A ocupação dos solos" de Jean Echenoz. É um livro muito pequeno o que torna ainda mais estranho não estar muito certa sobre a história que conta (não encontrei imagem da capa no Google).
- "O Senhor Walser" de Gonçalo M. Tavares. Lê-se facilmente e é interessante entrar assim no universo do Sr. Walser.
- "Almas ao Entardecer" de Edith Wharton. Gostei dos diálogos e de como através dos mesmos se revelam os personagens e a história (também não encontrei imagem da capa no Google, mas apenas a de uma edição em inglês).
- "Carta de uma desconhecida"de Stefan Zweig. Muito bem escrito.
- "Um copo de cólera" de Raduan Nassar. Uma linguagem forte e própria.
- "Tonio Kröger" de Thomas Mann. Escreve imensamente bem, mas queria que este livro tivesse outro final, com outra projecção para a rapariga pálida e um reconhecimento como aquele de que fala a carta de uma desconhecida.





Páginas 35/36: "Há cinco minutos, não longe daqui, encontrei um colega, Adalbert, o novelista. "Deus amaldiçoe a Primavera", disse ele no seu estilo agressivo. "É você capaz de formular um único pensamento razoável, Kröger, é capaz de trabalhar um efeito, um clímax, por pequeno que seja, em sossego, quando lhe formiga o sangue de uma maneira pouco decorosa e uma quantidade de sensações indecentes o desinquietam, sensações que assim que são postas à prova, se revelam como marcadamente triviais e material totalmente inútil? No que me diz respeito, vou para o café. É terreno neutro, não atingido pela mudança das estações, sabe, representa de certo modo a esfera oculta e sublime da literatura, em que só se é capaz de ideias nobres..." e foi para o café; e talvez eu devesse ter ido com ele."

6 comentários:

  1. isso é que é poder critico de sintese.

    beijinho Gabi

    ResponderEliminar
  2. Na sua grande parte são livros fininhos, Rafeiro Perfumado, por isso também conseguias :)
    beijinho :)


    Talvez um pouco demais Luís Eme :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá querida Gábi!
    Tenho andado arredia, com um pouco de trabalho...
    Gosto muito da Carta de uma desconhecida (Há um filme lindo do Max Ophuls!) -aliás gosto muito do S. Zweig- e do Tonio Kroger (já não me lembro da menina pálida...).
    Faz muito bem em falar de livros. Sempre. Alguns títulos(nomes de autores) não me convencem... Com a idade fiquei céptica.
    beijinhos!
    Deixo umas imagens de "viagens nossa terra"

    ResponderEliminar
  4. Hello redonda. ankara dan selamlar..blogunu çok beğendim.izleyicin oldum.blog beautiful.thanks.kısses

    ResponderEliminar
  5. Olá MJ FALCÃO :)
    Parece que estou a descobrir grandes livros do passado. Já tinha lido antes outros livros de Thomas Mann e Sthepen Zweig, mas na altura estava mais interessada nas história e não me apercebi de como estavam tão bem escritos
    Um destes dias gostava de ver o filme
    A menina pálica era aquela que estaria apaixonada por ele, mas de quem ele não gostava.
    um beijinho e depois vou espreitar :)





    Olá MODA GEZGİNİ :) I was in your blog few minutes ago :)
    Thanks for your words :)

    ResponderEliminar