segunda-feira, janeiro 03, 2011

Projecto Janeiro - dia 2: "Frases curtas, minha querida" de Pierrete Fleutiaux


- "Frases curtas, minha querida" de Pierrete Fleutiaux. Finalista do prémio Goncourt 2001, o seu livro "Nous sommes éternels" ganhou o PrémioFemina em 1990. Bem escrito, mas um livro triste porque nele se conta como é viver com alguém que nos é querido e se vai aproximando da morte. Gostaria de ler outro livro desta escritora, talvez o "Nous sommes éternels" se conseguir encontrá-lo.

Enquanto procurava a imagem da capa, encontrei um blogue com um texto sobre este livro. Ver aqui O blogue chama-se Ao Sabor dos Livros

Nas páginas 186/187 :
"Na minha rua, há muito tempo, uma velhota bastante curvada, sozinha no mundo (por isso obrigada a descer os seis andares para ir às suas magras compras). Tinha rouge na cara, duas grandes bolas vermelhas que lhe davam ar de palhaço. Muita gente se ria dela, eu também me ria. Nunca me tinha passado pela ideia que ela já via muito pouco. Era preciso muito rouge para que aparecessem duas manchas pálidas na vaga auréola que devia ser a sua imagem no espelho, e o preço da caixa de blush, e o sofrimento de entortar o pescoço na direcção do espelho. E no entanto, ela fazia-o, todos os dias. Mas corria mal...
Que grande esforço na velhice, a fachada. Um tão imenso esforço, simplesmente manter a decência, na velhice extrema. Não deixarei mais ninguém troçar."

2 comentários:

  1. Parece-me bastante interessante, vou procurar.
    Obrigada pela dica.
    ps- por este andar, no fim de Janeiro tenho um a lista de livros para comprar do tamanho duma lista de super-mercado ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar