terça-feira, julho 13, 2010

Nos últimos tempos

Tenho estado a ler policiais e parece-me que estarão na moda nestes livros como personagens, juizas. Assim, no livro" A Floresta dos Espíritos" de Jean-Christophe Grangé temos uma juiza francesa que se cruza no decurso da investigação com uma juiza da América do Sul e no livro "O Homem de Pequim" de Hennig Mankell temos uma juiza sueca que se cruza com uma juiza chinesa. Comecei há pouco o livro "Os Crimes do Número Primo" de Reyes Calderón, onde entra uma juiza espanhola e no livro "O Segredo dos seus olhos" de Eduarto Sacheri, além do funcionário do tribunal reformado, temos também uma juiza argentina.

8 comentários:

  1. E no meio de tanta nacionalidade nem uma portuguesa, é sempre a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  2. É uma profissão adequada a mulheres: dar sentenças.

    ResponderEliminar
  3. Em Portugal também as juízas andam a desempenhar bem o seu papel!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Por cá também se cruzam juízes e juízas e o estado da justiça é calamitoso:( Talvez seja melhor apurar a "raça" cruzando-os com outros espécimes ;)
    Desculpa a ironia mas hoje... apeteceu-me...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Apeteceu-me porque sim e porque já há muito tempo que cá não aparecia :)

    ResponderEliminar
  6. Também acho Privada, já era tempo dos escritores de policiais colocarem lá no meio dos seus livros também umas portuguesas!



    Porque somos mais sabedoras, equilibradas e sensatas, certo RPS?
    :)




    Ainda bem que pensas assim, Rosa dos Ventos :)
    um beijinho



    E tens que aparecer mais vezes, Eira-Velha, mesmo com a sugestão do cruzamentos de espécimes para melhorar o estado da justiça :) (e em vez de um policial poderíamos ir para um livro de ficção científica tipo Admirável Mundo Novo:)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Caríssima amiga Gabi,

    Tenho pouco hábito de ler policiais, mas houve dois autores que me fascinaram Sir Conan Doyle, o autor do detetive Sherlock Holmes,e o nosso afamado escritor Francisco José Viegas que tem escrito alguns policiais. O único que li dele: "O Mar em Casablanca" de 2009 é um livro excelente com um escrita apurada de recorte literário, que recomendo vivamente.

    Saudações cordiais,
    Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Li e gostei muito das histórias do Sherlock Holmes (e também dos filmes). Vou colocar na minha lista o livro de Francisco José Viegas, "O Mar em Casablanca".
    Obrigada pela sugestão.
    Gábi

    ResponderEliminar