domingo, outubro 05, 2008

Novo Curso

Não estando previsto nenhum curso sobre arte e entre outras propostas resolvi inscrever-me no curso: A "pré-história" da sexualidade, leccionado pelo Sr. Dr. Júlio Machado Vaz. No folheto refere-se que poderemos aprender como noutras épocas era encarada a "coisa sexual" para empregar a frase de Charcot, "visitar a relação erasta/erómeno dos gregos, a obsessão priápica dos romanos, o fascínio pela carne da Igreja, a heterodoxia controlada do amor cortês, a ambivalência do renascimento e as paradoxais consequências da revolução científica", como forma de "fazer vacilar discriminatórias certezas e sublinhar o carácter multidisciplinar e dinâmico da sexologia, assim lutando por um futuro mais capaz da aceitação enriquecedora e menor refém da ignorância que embala o medo, a xenofobia e o desejo de liberdade do rebanho de que falava Eugénio de Andrade".
Na 1ª aula falámos dos gregos e pude constatar como sabia pouco, sobretudo porque o pouco que sabia o julgava com as concepções da nossa época, quando para os gregos da antiguidade os rótulos que atribuímos não teriam sentido. Nós dividimos as pessoas consoante a sua orientação sexual, o objecto do seu desejo, enquanto para os gregos o que importava era o papel no acto em si, se de dominância ou não.

5 comentários:

  1. Que belo curso deve ser esse, com tão interessante personagem.
    Quanto aos gregos, também não se pode reduzir a uma questão de domínio. Entre os romanos era mais assim, é verdade, mas entre os gregos era algo bem mais complexo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Engraçado teres vindo ler o que escrevi aqui porque, por ser sobre os gregos, pensei em ti durante a aula e quando escrevi este post. Seria óptimo se pudesses vir a este curso, até pelos comentários que poderias fazer (e pelo que me apercebi o Dr. Júlio Machado Vaz gosta que se comente e se participe)
    um beijinho
    PS Também me pareceu que seria mais complexo embora continue muito ignorante :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que a pré-história da sexualidade era como os programas do Júlio Machado Vaz, muita pedra partida… :)

    ResponderEliminar
  4. Até estou "cansado" com tanto desejo à solta, neste seu belo texto (risos).

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. :) Para já foi só os gregos Apache :)nada de outros pré-históricos




    E na quinta-feira C.M. serão os romanos...
    um beijinho

    ResponderEliminar