terça-feira, outubro 28, 2008

Dia de folhas

Hoje foi verdadeiramente um dia de folhas, na maioria castanhas, como recortadas de propósito para ilustrar o Outono, a voarem pelo chão, iluminadas ainda nas árvores pelo entardecer e uma a assustar-me quando de repente como uma mão atirou-se contra o vidro da frente do meu carro.
E porque tive tempo de pensar enquanto andava pela manhã fria desenvolvi a ideia que vivemos em planos. Passou por mim uma menininha gorducha que com passos curtos conseguia acompanhar os da mãe ou avó que a levava pela mão. Parecia segura na aprovação da adulta ao seu lado, feliz por manterem a pressa na subida. Imaginei que aos olhos de senhoras também surgiria fofinha só por ser criança. Depois lembrei-me dos meus tempos da escola, quando normalmente as gorduchinhas e gorduchinhos não eram populares. E pimba lá me veio a ideia dos planos. Consoante as pessoas com quem estamos, o local, a actividade, interagimos de forma diferente, e podemos ver-nos de forma distinta. Felizes e infelizes consoante nos vêem ou acreditamos ser vistos, como um Narciso com tantos e dispares reflexos quanto os riachos por que passasse.

8 comentários:

  1. 'Eu seria diferente se tivesse crescido num sítio diferente.'
    Sempre acreditei que são as experiências que nos moldam e amadurecem desta ou daquela maneira.

    ResponderEliminar
  2. As folhas caem mas voltam a nascer.
    Isso é que é belo na vida.
    Amor, renovação...

    ResponderEliminar
  3. Também acho o mesmo Gigi :)
    um beijinho e um bom dia :)



    O amor e a renovação, sim, Roderick. Tenho de te ir visitar e ups ainda não resolvi aquele pequenino problema dos Museus, sorry
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. É engraçado como vemos tudo de forma diferente se prestarmos atenção aos pormenores. E tu fizeste isso muito bem. A mim, acontece-me com frequência passar pelo meio de autênticas multidões e não ver ninguém. Estarei a precisar de óculos?
    O Outono e o frio deixam-me assim a modos que... no meu plano...

    ResponderEliminar
  5. :) Que nada de óculos, até me conseguiste ver e fotografar lá em Santiago :)
    Também fico muitas vezes só no meu plano :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Engraçado este título... fez vir-me à alembradura um outro "Mar de folhas"...

    ResponderEliminar
  7. que bonito, gabi! tão bucólico e poético... gostei mesmo de te ler no meio desta chuva que "enfim" chegou.

    um beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  8. Olá Mr X, a ideia do "Mar de folhas" é gira. Será que é o título de algum livro ou post?



    E eu gostei muito de ler o que escreveste, Luísa, obrigada :)
    um beijinho

    ResponderEliminar