quinta-feira, setembro 18, 2008

Nova rubrica - Classificações

Hoje para me entreter enquanto conduzia resolvi inventar classificações de condutores (mais uma vez a culpa é do trajecto mais ou menos longo, blá, blá, blá - ver post anterior para não ter de estar a escrever de novo o que escrevi lá). É notável que quase consigo inserir-me em cada uma, embora em algumas ainda não tenha tentado.
Teremos assim:
- Os condutores guerreiros, com um ar bem determinado e carros rápidos. Faces compenetradas e decididas, nas entradas sem prioridade enfiam-se com eficiência entre o fluxo de veículos;
- Os condutores polícias, que dão sinais de luzes e apitam às infracções dos outros, com rostos zangados (por vezes apitam aos primeiros, mas estes ignoram-os enquanto aceleradamente se afastam);
- As condutoras que conseguem pentear o cabelo e maquiar-se enquanto conduzem;
- Os condutores misteriosamente lentos, até que nos apercebemos que seguram um pequeno objecto rectangular escuro junto a uma das orelhas;
- A variante dos condutores guerreiros, que com determinação ou intuitos suicidas se metem rapidamente, mas depois passam a andar bem devagar ou porque os seus carros não estão habituados a velocidades ou porque afinal até não tinham pressa;
- Os condutores que nas vias com três ou mais faixas em cada sentido, seguem pela do meio;
- Os condutores atentos, que no preciso instante em que a luz muda para o verde, conseguem buzinar ao carro da frente para assim gentilmente lembrarem-lhe que tem de se mexer;
- Os condutores que estão mesmo antes do semáforo e que aproveitam para deixar sair o passageiro a quem davam boleia ou para entabular conversa com um peão (ou uma peão simpática) ou simplesmente adormeceram quando a luz muda para verde;
- ...

10 comentários:

  1. E ainda aqueles, como nós, com capacidade para observar todos estes interessantes exemplares e darmos uma boa gargalhada!
    Boa análise! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. faltam mais classificações, Redonda...

    exemplos? a senhora extremamente cuidadosa, que cumpre todas as regras ao ponto de enervar. não pisa um traço contínuo, não ultrapassa limites de velocidade, para em todos os sinais, etc. quando conduzo e vou atrás de um carro destes, digo logo: «tinha de apanhar com uma mulher ao volante, ou então é um gajo que conduz à gaja.»

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Rosa dos Ventos :)
    um beijinho



    A tua classificação fez-me rir Luis Eme, em particular a do " gajo que conduz à gaja.» :)Porque é que ele quando conduz mal há-de conduzir a ela? Muito triste :)
    um beijinho



    Obrigada C.M. :)

    ResponderEliminar
  4. triste?

    não...

    talvez hábitos machistas que ficam...

    porque nós somos muito menos cuidadosos que vocês, e há homens que também são assim, pouco repentistas... parece que gostam de saborear a condução, a 20, 30, nas estradas...

    ResponderEliminar
  5. Bem, também há mulheres pouco cuidadosas e numa pequena sondagem em local de trabalho cheguei à conclusão que duas das minhas colegas estão plenamente convencidas que os condutores homens são muito mais simpáticos a ceder passagem :)

    ResponderEliminar
  6. Hum… Como todos os outros grupos me irritam profundamente, será que pertenço ao primeiro?!

    ResponderEliminar
  7. depende, Redonda...

    normalmente as mulheres não nos dão é conversa.

    a última cena curiosa que tive no trânsito, foi numa daquelas rotundas com sinais. como o sinal fechou enconstei-me à direita para não interromper o trânsito, assim como a malta que estava atrás de mim.
    até que apareceu uma chica esperta que colocou ao meu lado, mas ligeiramente à frente, para marcar terreno. disse-lhe logo: «então rapariga, vieste da terra das espertas?» Ela nem mexeu a cabeça para me olhar, o filho pequenote, é que me olhou muito espantado da sua cadeira...
    e lá a deixei ir, que devia estar com pressa, mas não se livrou da sinfonia de buzinadelas da malta que estava atrás...

    ResponderEliminar
  8. Infelismente encontro muitos condutores de raça "morcegos", aqueles que em dias de chuva e nevoeiro circulam a grande velocidade de luzes apagadas, orientam-se por radar como os morcegos, dai o nome...rs... ainda à dias ia tendo um encontro imediato com a trazeira de um na A28, coisa de condutor sem radar...
    Gostei das tuas refleções em viagem...
    beijo junto ao mar

    ResponderEliminar
  9. :) Será Apache? Eu estou a tentar não ficar no 1º ou em qualquer dos outros :)



    O que eu noto que sucede comigo Luis Eme é que situações como a que descreves me enervam, o que é muito triste, mas felizmente condutores simpáticos animam-me :)



    Pois, eis uma classificação de que me esqueci João Marinheiro :)
    um beijinho

    ResponderEliminar