sexta-feira, junho 13, 2008

Novo TPC - "Help"

Para a próxima quarta-feira tenho como trabalho de casa escrever um menu ou uma receita com rigor culinário e literário. Na sessão o tema foi o gosto ou o sabor e a escrita. Leram-se textos (dois de Proust) e debateram-se ideias. Não me sinto muito inspirada e decididamente prefiro comer, mesmo sem saber quais os ingredientes que tornam um prato especial ou único. Se não for recorrer à paella do Lidl, talvez possa redigir uma receita de torradas...

17 comentários:

  1. E que tal um cozido à Portuguêsa aproveitando o facto da variedade de ingredientes permitir relatar em pormenor as entranhas das bestas esquartejadas?!
    E, acredita, o tua postura angelical dava uma ajudinha, para petrificar de espanto o mais distraído dos ouvintes.
    Estivesse no teu lugar e iria gozar à fartazana!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. há um programa na tv muito catita!
    se ouvires o gourmet falar ficas deliciada... o nome?
    olha a quem tu vens fazer a pergunta!
    se descobrir antes de 4ª aviso-te.
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Há já muito tempo que diligencio por uma receita de torradas, sem qualquer êxito.Será desta?Faça o favor de publicar a dita.-:)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Hummm...está-me a parecer uma sugestão muito difícil, JG
    Gostei da postura angelical :)
    beijinho



    Vou ficar a aguardar Pin Gente :)
    beijinho



    :) Agora sinto-me esmagada com o peso da responsabilidade Ferreira :)já não sei se ouse tentar a receita das torradas... :)

    ResponderEliminar
  5. NÃO RESISTO, PIZZA!!!



    Sugiro uma agradável e sumptuosa Pizza. Deixo por estas terras a receita. Original? Espero que sim.

    O mais notável elemento para uma boa Pizza é o nome. “Pizza Redonda do Girassol” parece-me apropriado. Detentora de um nome tão vulgar, só poderá coexistir com enormes segredos por desvendar.

    A massa de trigo amarelo coloca-se como as pétalas dos girassóis de Van Gogh. Não é Redonda! Pasmo dos ousados, esta pizza é de Reis. O queijo de Mozzarela será o trono. Falta conhecer os monarcas de tão promissor reinado gustativo.

    O primeiro será a Rúcula. Selvagem de origem mediterrãnica ditará os momentos amargos e picantes da travessia. A esperança vive. O verde é promissor. Viverá no centro do trono impondo majestosamente a sua presença. Não ficará espalmada.Com uns ligeiros toques da nobre lâmina, espicaçaremos as garras do rei Rúcula.

    Falta a paixão do encarnado. Triste destino o dos tomates. Como corações destroçados devem ser esmagados e coados, até à nobre posse do seu sangue. Uma pizza de Reis. Respeito! Em tom de pinceladas entrelaçadas, devemos cobrir a pizza sem contudo perturbar o sono dos majestosos girassóis de Van Gogh.

    Não quero saber de mais nada! Vamos salvar os girassóis! Cortemos finas tiras de pimentos amarelos e a um bom jeito Vangoniano os arremessaremos para dentro da Pizza. O odor dos pimentos fará o resto. A memória foi preservada.

    Falta algo a tão nobre Pizza. Hesito entre os espargos, as trufas e o carpaccio de peito de pato. Sei o fim. Isso é mau, limita as escolhas. Algo do século XVI deve enobrecer a “Pizza Redonda do Girassol”. O verde da floresta, os esbugalhados olhos castanhos das trufas e a cor de fogo do carpaccio não possuem o semblante harmónico de tão majestosa pauta da clave de sol. O verde? Porque não? Se cozermos parte do verde ficaremos com uma majestosa combinação de verde e branco. Sim! Colocamos os imperiais espargos alinhados na panela com água. Depois, Cozemos os espargos quase até às pontas. Quando ficarem brancos-puros estarão prontos para se juntarem ao nosso reino gustativo. Convém que arrefeçam, em água fria. Espargos imperiais querem-se firmes, como verdadeiros tentáculos de um reinado sólido, devidamente colocados nas pétalas do girassol.

    Tudo está pronto! Sua excelência, a “Pizza Redonda do Girasol” deve agora habitar a nossa mais calorosa habitação, ganhar consistência e aguardar pelo último semblante.

    Pós sair do forno, esperar o suficiente para que o ar tórrido de sua excelência se espairece pela casa.

    Por fim, colocaremos as soberbas pérolas do mar. Com um prestígio quase lendário desde Rabelais e das cortes dos Czares, aconselha-se o Beluga. Preto e imponente. Este caviar deve salpicar a Pizza, o suficiente, para que seja respeitado como um eterno toque real.

    Aconselha-se um ambiente escuro convivendo com flores de aromas campestres. Algo nobre e imortal. A acompanhar, um vinho, branco, macio e frutado, das terras do Alentejo.




    Boa Sorte e um beijinho do meu Moleskin


    Pizza Boy


    OBS: Com tanta escrita fiquei coberto de apetite

    ResponderEliminar
  6. Brilhante esta receita de pizza... até eu fiquei com fome e acabei de tomar o pequeno almoço...

    Redonda: a tarefa não é de todo fácil, mas é divertida... quanto mais fácil for o prato, mais interessante poderá ser a "descrição" e elaborada, causando maior surpresa e admiração a quem lê ou ouve (veja-se como uma simples pizza deu este fantástico texto anterior)... se me lembrar de algo durante o fim de semana posto aqui.

    ResponderEliminar
  7. " o sentido do gosto" às terças feiras

    ResponderEliminar
  8. Estás a insinuar que não sabes que és um doce?!!
    Vá lá, não me desmintas senão deixo de te levar a sério.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eheheheh! Gostei da ideia da receita de torradas! :-) Olha que isso bem contado, até podia virar best-seller!

    Sabes?... Certo Natal, a minha amiga de infância ofereceu-me um texto da sua autoria. Era uma receita de perú assado, mas em que o narrador era o próprio perú. Neste momento não sei o que é feito dela, mas fica prometido que se um dia a achar, a digitalizo para ti! :-)

    Por fim... Fico muito contente com a tua lembrança, com a tua visita. Se não venho cá, se não escrevo lá, se não ando por aí, é só mesmo porque me deixei de blogueidades sem sequer saber porquê. Contudo, se cá venho, lembro-me do prazer que é! :-)

    Um beijinho pati!

    ResponderEliminar
  10. podes sempre escrever, sobre algo que não gostas, mas ao misturares um condimento especial, acabou por ficar uma delícia...

    abraço Redonda

    ResponderEliminar
  11. A pizza é uma proporta muito interessante!
    O pizza boy esmerou-se.
    MAs nao vale fazer batota..toca amostra aqui a receita!
    Tambem gosto daquele prog no canal 2 um sr q ta sempre a dizer: "que Bonitooo", ou "lindo". Tá assim sp a cozinhar no meio da floresta! Deu ontem noite...

    ResponderEliminar
  12. Mais um exemplo de um comentário que deveria ser um post, Pizza Boy!
    Obrigada pela ideia e um beijinho



    Também achei, Nada Acontece :)



    Humm, ainda não alcancei o sentido Pin Gente :)



    Não vou dizer mais nada JG :) talvez só que pelo menos, sempre que posso farto-me de comer doces :)
    um beijinho



    Olá APC :)
    A receita da tua amiga parece bem interessante
    um beijinho (e espero que voltes às blogueidades)



    À partida não há nada de que eu não goste, Luis Eme... agora lembrei-me de algumas coisas, mas não estou a ver que condimento especial as poderia transformar :)
    um beijinho



    Também gosto desse programa, Pretazeta, penso que ele é de S. Tomé e Principe, e só por ver o programa fiquei com vontade de ir à ilha dele (não me lembro se é a 1ª ou a 2ª)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  13. na literatura podemos inventar, podemos escrever os sonhos, Redonda...

    abraço

    ResponderEliminar
  14. Isto assim não pode ser.
    Este blog empanturra-se de comentários e não faz nadinha pela vida.
    Querida, entre uma torrada e um bolo de arroz não dá para grelhar uma nova postagem?!!

    ResponderEliminar
  15. Pode ser uma óptima ideia Luis Eme até porque à partida, e se eu ler bastante depressa ninguém irá testar a exequibilidade da receita que eu inventar :)
    beijinho



    :) Pronto, agora fizeste-me rir JG
    :)) vou tentar grelhar a nova postagem, mas não prometo nada, ou ainda queimo tudo!
    beijinho

    ResponderEliminar
  16. Sou a pessoa menos indicada para te ajudar...
    Já viste alguém esturrar caldo verde?
    Pois foi o que me aconteceu hoje!

    Abraço e muita inspiração

    ResponderEliminar
  17. De onde eu estou caldo verde esturrado parece óptimo :)
    beijinho

    ResponderEliminar