segunda-feira, abril 28, 2008

1ª sessão do 3º atelier de escrita - O Olhar

Falámos do Nouveau Roman ou École du Regard, corrente literária em voga no final da década de 50 e início da de 60, de que são exemplos Marguerite Duras (a única que conhecia), Nathalie Saraute, Alain Robbe Grillet e Michel Butor (todos traduzidos em português, mas no fim-de-semana não consegui encontrar um único livro dos que não conhecia apesar de ter procurado na Bertrand, na Leitura e na Fnac!). Claude Simon também integra este grupo. Pretendia produzir-se um universo visual, tudo se passava como se víssemos apenas e reproduzíssemos o que víamos, numa neutralidade absoluta e numa vazio de emoções, através por exemplo da eliminação dos adjectivos sobretudo aqueles que têm a ver com a sensibilidade. Os personagens são coisificados, o olhar é minimalista ou minimalizante, numa dimensão mais hospitalar. O literário é dado pelo rigor. Foram lidos textos de Alain Robbe Grillet (fragmento de O Ciúme), de Lawrence Durrell (fragmento de Justine), de Soares Passos, o poema "O Firmamento", de Carlos Oliveira, um poema sobre uma Micro paisagem e de S. João, um fragmento do Apocalipse. Na próxima sessão seremos desafiados a escrever...
Dilema existencial da 1ª sessão, embora já anterior a esta: não sei distinguir as duas famílias de escritores e não faço a menor ideia em qual me sentiria em casa (receio que se calhar em nenhuma).

9 comentários:

  1. Felicidades neste seu novo projecto! (que "inveja", por não ter tempo, nem distância, para poder frequentar algo assim...).
    Sobre a procura de livros raros ou difíceis de encontrar, deixo-lhe aqui uma página da Net que considero uma pérola: O Alfarrabista: http://http://www.alfarrabista.com/.
    Pode pesquisar por título, autor, editor ou colecção, numa imensidão de livros!
    Já usei, já comprei e estou muito satisfeito.
    Fica a informação.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Só tenho pena de estar tão longe dos locais onde se passam coisas interessantes!
    Estou ansiosa para começar a ver os resultados!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Característica dos bons escritores é não saberem a que 'corrente literária' pertencem.-:).Entendo a supressão do adjectivo e a substituição pela forma verbal como escrita cuidada e superior.
    No que respeita ás Livrarias é uma tristeza franciscana só têm á venda literatura comercial, com honrosas excepções.E uma das que nomeia a B. pratica preços usuráriosde, de 3 a 5 € mais caros.

    ResponderEliminar
  4. ora aí está a facilidade da coisa... se não te sentes bem em nenhuma saberás escrever sobre o que não sentes...


    boa sorte
    beijo
    luísa

    ResponderEliminar
  5. há um "movimento" muito interessante de troca de livros. tenho uma amiga que é fã. solicitam-se livros que depois de lidos são passados a outros e assim sucessivamente, chama-se book crossing
    se quiseres posso saber detalhes

    mais um beijo
    e desta vez também um abraço (porque estou a precisar de um teu)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Tony e ainda não desisti de um dia destes o convencer a ser meu colega num destes cursos :)
    um beijinho




    Um bocadinho preocupante essa ideia de esperares ver resultados, Rosa dos Ventos... :)
    um beijinho



    Mas a B. também nos dá um cartão Ferreira, que permite acumular pontos que depois se trocam por um cheque para comprar livros... (estou a ficar sem sítio para guardar cartões, mas continuo a aderir entusiasticamente a todos os que vão surgindo...)




    Não sei se saberei escrever sobre o que sinto e o que não sinto Pin Gente...mas com o teu Boa Sorte, tenho mesmo é de ir em frente :)
    Já ouvi falar nesse movimento e perto de onde moro há um sítio, uma Papelaria, onde "libertam" livros...só que os que lá estavam não me interessaram e não tive coragem de libertar nenhum dos que tenho...
    um beijinho e um abraço muito grandes para ti

    ResponderEliminar
  7. Não sei se já está informada D.Redonda e a próposito de bons livros/preços óptimos, a revista Sábado ( passe a publicidade ) vai lançar uma extraordinária colecção já a partir do próximo dia 8 de Maio com os seguintes títulos a, pasme-se, 1€, e o 1º é grátis, aqui fica a sequência:
    -8 de Maio: "Como Água para Chocolate", de Laura Esquiviel (grátis)

    -15 de Maio "Pássaros Feridos", de Colleen McCullough*

    -22 de Maio "A Mancha Humana", de Philiph Roth *

    -29 de Maio: "Crónica de Uma Morte Anunciada", de Gabriel Garcia Márquez*

    -5 de Junho: "Um Capricho da Natureza", de Nadine Gordimer*

    -12 de Junho: "A Triologia de Nova Iorque", de Paul Auster*

    -19 de Junho: "Desgraça", de John Coetzee*

    -26 de Junho: "A Tia Júlia e o Escrevedor", de Mario Vargas Llosa.*
    *Os livros custarão um euro mais o preço da revista (2,80).

    ResponderEliminar
  8. Mas, por outro lado, estás a adorar tudo quanto vens descobrindo, certo? Eu, pelo menos, espero vir a poder fazê-lo também. E a culpada disso serás tu! :-)

    Um abraço!
    (De quem nem sempre comparece, mas não esquece).

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela informação Ferreira :) Já li alguns, mas é sempre uma óptima ideia e vou tentar perder os que ainda não li.



    E és sempre muito bem vinda quando compareces APC :)
    um beijinho

    ResponderEliminar