sábado, março 08, 2008

"Este País Não é para Velhos"


Na segunda feira fui ver o filme "Este País Não é Para Velhos» de Joel e Ethan Coen, baseado no romance de Cormac McCarthy. Não gostei lá muito do personagem do Bardem e se por acaso alguém que passe por aqui tiver ido ver o filme gostaria imenso de saber o que retirou do final...


15 comentários:

  1. Tenho o filme aqui, mas não será esta semena, nem provavelmente na próxima que arranjo tempo para o ver. Tenho a sensação que este ano, dos candidatos ao Óscar, não se aproveita um.

    ResponderEliminar
  2. Depois de leres, não te esqueças de me vir explicar o fim!

    ResponderEliminar
  3. Vi, ontem mesmo, o filme e fiquei com a mesma sensação que tu.
    E depreendi, que o facto de nos agarrarmos muito aos personagens principais, não permite observar pormenorizadamente o papel do Xerife.
    De facto, verifica-se que o Xerife, já com muito tempo no cargo, depara-se com uma catadupa de crimes extremamente violentos e perante isso reage lentamente e apenas "empurrado" pelos acontecimentos.
    Acaba por se aposentar porque, realmente, aquilo "não é para velhos"...
    Acho eu...
    Agora... perguntem-me como foi que cheguei a esta conclusão tão brilhante...

    ResponderEliminar
  4. Não vi o filme e não me apetece muito ir vê-lo. Demasiada violência. Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Fui vê-lo este fds e sinceramente não gostei.

    Para melhor filme, estava à espera de muito mais, mas, também sei que este ano não houve assim nenhum filme extraordinário.. enfim...

    Sei é que já não tinha posição para estar na cadeira e já me distraía com as pipocas facilmente, começava a lenga lenga... e lá ia eu pas pipocas. Com tanta lenga lenga do tommy lee, voltei a distrair-me e de repente volto a olhar para o ecran, e já ia nos créditos... llooooll

    Alguem me pode descrever aí a lenga lenga final?? Só naquela expectativa de na volta ter sido um ganda filme e eu perdi a cena toda. lloooll

    ResponderEliminar
  6. Olá Eira-Velha, já tinha pensado na tua conclusão, mas tu apresenta-la muito bem...sobre a forma como chegaste à conclusão penso adivinhar algum desânimo com os tempos actuais?
    Acontecer-nos-á a todos com as más notícias (e sobre isso lembro o que li numa revista há muito, muito tempo, que mau seria se o que de bom acontece fosse a notícia)




    Olá Gui :) Nem para me explicares o final?
    Há algo de bonito no filme, como o amor e a confiança entre o casal, que depois não acaba lá muito bem...
    um beijinho


    Olá Su :) entretanto fui espreitar o teu blog rapidamente. Gostei e tenciono voltar depois com mais tempo.
    Quanto à lenga lenga final :) parece-me muito bem descrita pelo Eira-Velha, num comentário acima.

    ResponderEliminar
  7. Navegando pelo espaço cibernético não posso deixar de aplaudir tão perspicaz escritora.

    Acerca do filme dos Choen, é magnífico. Aparte a violência gratuita, seguindo a velha doutrina dos Choen e relembrando a ultra violência do Laranja Mecânica, só peca pela falta de música de qualidade. Mas, mesmo assim genial, no farwest não existe música só os acordes do vento. A história, acerca dela, não se trata de uma história de violência gratuita, esse papel é secundário. O verdadeiro elenco principal são os velhos, esses sim despejados de sonhos, depois de tudo verem, nada lhes resta, nem mesmo a esperança de ver o que quer que seja a melhorar, depois de uma vida de construção, de sonhos.

    Como não sei se consegui transmitir a ideia exponho o texto que se segue do médico inglês Ronald Gibson e acrescento que os irmãos Choen devem, nos dias de hoje, estar nas mais de cinquenta e poucas primaveras.

    ---------------------------------
    "Falando do conflito das gerações diante de uma associação de classe, o médico inglês Ronald Gibson, começou sua conferência por quatro citações:
    Primeira:
    "Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
    Segunda:
    "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro de nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
    Terceira:
    "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.
    O fim do mundo não pode estar muito longe."
    Quarta:
    "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
    Somente após ter lido as quatro citações, todas aprovadas pela assistência, foi que o conferencista revelou a origem delas.
    A primeira é de Sócrates, 470-399 A.C.;
    A segunda, de Hesíodo, 720 A.C.;
    A terceira, de um sacerdote que viveu no ano 2000 A.C. e A quarta, descoberta só recentemente sobre um vaso de argila, nas ruínas da Babilônia, tem mais de 4000 anos de existência."
    ---------------------------------

    Para finalizar, pelo tipologia de filmes que entendi gostar aconselho o "The Big Lebowski", também dos irmãos Choen e da sua genialidade.


    Por último, também não li o livro de Virgínia de Castro e Almeida, quedo-me pela intenção de o procurar, algures.

    Obrigado e votos de maior disponibilidade para o seu génio de escritora ... criativa,

    Pizza Boy

    ResponderEliminar
  8. Pizza Boy, achei incrível o seu comentário e as citações (muito mais dignos de um post que o post supra em si
    Só não me vejo no perspicaz escritora e fora isso creio que vós é o que sereis :)

    Os livros da Dona Redonda podem ser encomendados, por exemplo na Fnac (e se tiveres por acaso uma filha ainda criança talvez ela os aprecie)

    ResponderEliminar
  9. "Só não me vejo no perspicaz escritora e fora isso creio que vós é o que sereis :)"

    Passei por curiosidade, para rever as linhas e espreitar as novidades. Fiquei contente e triste com tão linda observação, por isso desfraldar as velas e lançar ancora nestas paragens.


    Só para citar Oscar Wilde, que subscrevo, na minha humilde plenitude:

    "Qualquer pessoa pode sentir simpatia pelo sofrimento de um amigo, mas é preciso ter-se uma natureza muito refinada para se simpatizar com o sucesso de um amigo."


    Congratulo-me com o sucesso que me atribuiu e retribuo com a sua "natureza refinada" de uma mulher com excelente sabedoria.



    Pizza Boy

    ResponderEliminar
  10. Antes de voltar à ronda de entregas das minhas Pizzas, que em muito não me deixam alongar, para que não esfriem, queria agradecer a dica da FNAC.


    Me vou,respeitosamente grato.


    Pizza Boy
    -------------------------------

    Pizza, PIzza, PIZza, PIZZa, PIZZA
    QUEM QUER PIZZA DA BOA E DA QUENTINHAAAA
    -------------------------------

    OBS: Peço desculpa pela intromissão, no seu Blog, mas podia deixar passar não, em branco, a singela oportunidade de a fazer publicitar.

    ResponderEliminar
  11. Olá :)

    Eu quero pizza!!

    Será que sereis completamente desconhecido, ou será que não?
    E será que algum dia o saberei?
    Seja o que for, espero que me digas se tens um blog qual é, ou que o arranjes para poder continuar a ler o que escreves.

    um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Nop, não posso dizer que tenha visto. Para um futuro mais a médio longo prazo.:)
    ***

    ResponderEliminar
  13. O que importa é quando vires, me venhas então dizer o que achaste...claro que se passar muito tempo, se calhar já não me vou lembrar de nada...mas não faz mal, contas-me tudo e pronto! :)

    ResponderEliminar
  14. Redonda, não vou ver o filme pois já sei que me enervo...

    ResponderEliminar