Uma forma fácil de sair desta seria dizer simplesmente que são grandes quadros e pronto.
Mas, porque desconfio que se calhar não ficariam convencidos é melhor ir compulsar os meus apontamentos para me lembrar de qual era a minha ideia no início.
A Jangada de Medusa de Géricault encontra-se no Museu D'Orsay e representa uma jangada com alguns marinheiros moribundos enquanto outros olham o horizonte. Um ponto no horizonte diz-nos que alguém irá sobreviver.
Quando Géricault decidiu pintar este quadro, levou quase um ano para o fazer e rapou o cabelo para se impedir de sair de casa (depois da Revolução Francesa deixaram de se usar perucas, e aparecer de cabeça rapada era vergonhoso porque era associado a questões higiénicas).
O quadro tem por base uma história verdadeira. O navio que levava 400 pessoas naufragou por incompetência do Comandante e sobreviveram ao naufrágio cerca de 150, só que a zangada não dava para todos. Para subsistirem foi preciso diminuir o seu número e só os oficiais, estrategicamente no centro da jangada estavam armados, bem como recorrer ao canibalismo.
Nessa selecção seguiu-se a ordem de hierarquia da marinha, o que se revelou depois um problema político por estarmos numa época em que se viviam os ideais da revolução entre os quais a igualdade.
Géricaul falou com alguns dos sobreviventes que lhe contaram que o 1º sinal que tiveram que poderiam ser salvos foi uma borboleta branca que posou no mastro da jangada.
Géricault chegou a pintar a borboleta, mas esta tornava o quadro simbolista, pelo que a decidiu eliminar, ou seja cortou na veracidade com a realidade para ganhar veracidade na representação.
O quadro Demoiselles d' Avignon de Picasso teve primeiro outro nome: O bordel d' Avignon e inicialmente as figuras nele representadas eram as de três mulheres e dois homens (depois os dois homens "viraram" também mulheres).
As duas mulheres no meio são conhecidas como as espanholas (a qualidade figurativa que as leva a ser assim identificadas será o carrapito e o nariz em formato de quarto de brie (queijo francês), as outras são conhecidas como as africanas. Com este quadro assinala-se um novo ciclo na pintura que teve por base o interesse de Picasso em encontrar formas de representação que não fossem formas de representação do objecto, mas formas de representação da nossa relação com o objecto.
Já deverá ser pois evidente o que têm em comum os dois quadros.
A representação clássica da pintura partia de dois parâmetros: o ilusionismo enquanto aparelho técnico que gera imagens que nos convencem da sua veracidade e a suspensão da descrença (suspension of disbelief) - sabemos que não é verdadeiro, mas suspendemos a descrença para podermos aferir a obra e percebê-la em termos cognitivos.
No 1º quadro Géricault ao eliminar a borboleta cortou na veracidade com a realidade para ganhar veracidade na representação. No 2º quadro Picasso rompe com as regras clássicas da representação e oferece-nos pontos de vista múltiplos sobre o que representa.
As duas mulheres no meio são conhecidas como as espanholas (a qualidade figurativa que as leva a ser assim identificadas será o carrapito e o nariz em formato de quarto de brie (queijo francês), as outras são conhecidas como as africanas. Com este quadro assinala-se um novo ciclo na pintura que teve por base o interesse de Picasso em encontrar formas de representação que não fossem formas de representação do objecto, mas formas de representação da nossa relação com o objecto.
Já deverá ser pois evidente o que têm em comum os dois quadros.
A representação clássica da pintura partia de dois parâmetros: o ilusionismo enquanto aparelho técnico que gera imagens que nos convencem da sua veracidade e a suspensão da descrença (suspension of disbelief) - sabemos que não é verdadeiro, mas suspendemos a descrença para podermos aferir a obra e percebê-la em termos cognitivos.
No 1º quadro Géricault ao eliminar a borboleta cortou na veracidade com a realidade para ganhar veracidade na representação. No 2º quadro Picasso rompe com as regras clássicas da representação e oferece-nos pontos de vista múltiplos sobre o que representa.
Ora... eu sabia que era isso, mas tive vergonha de dizer... :-)))
ResponderEliminarBeijinho.
Nunca chegaria lá!
ResponderEliminarE muito menos de jangada... ;-)))
Já me inscrevi no tal curso em Lisboa!
Talvez dê notícias ou talvez não...
Abraço
Gostei muito deste teu post. Um dos melhores que já escreveste. Continua a ir a todos os ateliês e a partilhar connosco, que aqui vou aprendendo contigo. Um beijinho.
ResponderEliminarGabriela,
ResponderEliminarAs 12 palavras no Pequenas Coisas.
Beijinhos.
Olá Tony :) Apesar disso, será que não gostaria de vir ao 2º módulo do curso? Aí podíamos ser colegas no curso :)
ResponderEliminarum beijinho.
Olá Rosa dos Ventos :)
Pelo menos terás de contar se estás a gostar :)e o ideal mesmo seria escreveres sobre cada aula, já que eu não posso ir :(
um beijinho
Olá Cláudio :) obrigada amigo :)
um grande beijinho para ti :)
Olá Berta Helena :) engraçado começámos a escrever aqui, quase na mesma altura... por isso é que só respondo agora :)
ResponderEliminarA seguir vou espreitar
um beijinho
Finalmente a ansiada resposta...
ResponderEliminarDe facto, eu conhecia a história do 1º quadro, que era "inspirado" no naufrágio. Desconhecia era essa da borboleta... está-se sempre a aprender.
Continua a partilhar connosco estas coisas!
Beijinho
Bolas...essa explicação é muito elaborada! Não chegaria lá nem daqui a 100 anos.
ResponderEliminarEstamos sempre a aprender...
beijinhos
quem chegaria lá?!?
ResponderEliminara borboleta já não está cá para contar o segredo a ninguém e os homens iam agora dizer-nos que picasso lhes mudou o sexo!!
demasiado difícil este teu desafio, amiga redonda!
beijinho
Gabi: teria um ENORME prazer em ser seu colega de curso. Mas o Porto fica tão longe...
ResponderEliminarE o tempo é um bem tão escasso...
Fico à espera de, uma destas quartas-feiras, me fazer uma visita no Palácio! E almoçar, que tal? :-)
Beijinho saudoso.
Olá Nada Acontece :)
ResponderEliminarObrigada pelas tuas palavras :)
um beijinho
Olá Safira :) eu também não chegaria lá se não tivesse ido à aula :)
um beijinho
Bem, Pin Gente, a borboleta deve estar lá debaixo de um bocado de tinta :)sobre os homens é melhor não tentar adivinhar nada :)
um beijinho
O Porto fica pertíssimo Tony e o curso até é à quarta-feira e tudo!
A hora do almoço é que é um bocadinho complicada porque nessa altura em princípio estarei por SJM :)
um beijinho