terça-feira, setembro 11, 2007

Felicidade e sorrisos

Todos saberemos, independentemente da nossa capacidade de os distinguir, que existem sorrisos do coração e sorrisos de circunstância. Isto a propósito de ter estado a reparar que quando me sinto feliz me apanho até a trocar sorrisos, do meu lado, do coração, com estranhos que nunca vi antes, nem vou voltar a ver. E há muito tempo atrás numa altura em que estava para baixo, chocou-me uma vez a minha incapacidade para sorrir por educação (situação comum e nada interessante, parei numa passadeira e quando o faço, às vezes procuro o olhar das pessoas para que saibam que as vi e que paro para que passem, dessa vez parei, pensei em fazer algum sinal à pessoa para que passasse que poderia ser precisamente um sorriso de circunstância e foi como se não soubesse como era sorrir).
Por isso esta poderia ser uma definição para a felicidade, estar feliz é sorrir a desconhecidos (agora comecei a pensar que será, se os desconhecidos não forem psicopatas assassinos, porque se o forem, é capaz de não ser muito boa ideia estar a sorrir-lhes).

21 comentários:

  1. :)))))
    Felizmente que a percentagem de psicopatas assassinos é mínima. Acho que deves continuar a sorrir sempre que te sentires feliz. Fica-te bem e farás feliz aqueles com quem te cruzas.
    Pelo menos é o que acontece comigo quando alguém me oferece um sorriso gratuito.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. sim...eu tb rio!!!
    E logo pela manhã sabe tão bem...
    ás vezes dou akele sorriso qse que cumplice...e depois da pessoa ir vou a rir-me sozinha...
    è mesmo estranho!!!
    Mas sabe bem!! :)

    ResponderEliminar
  3. Pega lá um sorriso desconhecido para ti :)

    ResponderEliminar
  4. que trágica...
    e os sorrisos de tristeza? também os há...
    beijinho e claro, um sorriso
    luísa

    ResponderEliminar
  5. há prós e contras: se por um lado arriscamos levar com alguém a quem o dia esteja a correr mal e não goste da nossa boa disposição, por outro sempre se pode fazer uma amizade, que pode ter tanto de longa como colorida...

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito de ler este seu muito simbólico apontamento.

    ResponderEliminar
  7. :)um beijinho para ti também, Ana Ramon :)



    Tu ainda vais mais longe do que eu Pretazeta :) Acho muito bem :)
    um beijinho




    Já peguei o sorriso Alf :) e também retribuo com este sorrisinho virtual :)
    um beijinho



    Olá pin gente :) e eu a pensar que estava a escrever um post até bem alegre :)
    Também acho que existem muitos outros sorrisos, além daqueles nos quais falei :)



    Até agora tenho tido sorte Rui Pedro Lima, tem sido mesmo uma troca de sorrisos :)mas por outro lado, fiquei só pelos sorriso, e nada de amizade longa e colorida :)



    Obrigada por ter gostado Pepe Luigi e por me o dizer :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Eu sou aquilo que se chama uma falsa alegre!
    Se risse só quando estivesse feliz não ria desde há quase 3 anos!
    Felizmente para aqueles que me rodeiam, consigo dar gargalhadas bem contagiosas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Existem por aí alguns que mais vale não sorrir mas... felizmente não são a maioria.

    Gostei muito de ler estas tuas palavras até pq são a mais pura das verdades. É triste apercebermo-nos que já nem sabemos sorrir não é?!

    Beijos e mais uma vez, adorei. Está muito lucido.

    PS: Piano também??? lol já nem sei tocar...

    ResponderEliminar
  10. Olá :-)
    Sejamos ambos bem aparecidos um ao outro.
    Olá, Olívia, o meu diário/carta é incrível porquê? E que subscreves nele?
    Sorrir faz bem, mas às vezes sorrio em momentos inconvenientes porque em cenas sérias mas descabidas rio-me por dentro e os olhos e a covinha na bochecha traem-me, o que pode dar origem a uma cena trágica, sem que o outro ou a outra sejam psicopatas!
    Pronto, já estraguei tudo e comecei a rir em sonoras gargalhadas :-(
    Gostei muito de ver-te e vê lá se apareces mais vezes.
    Bjo
    VM

    ResponderEliminar
  11. É pena que a estrutura social de hoje nos leve, muitas vezes, a ter "medo" do "outro", aquele desconhecido...que "eles" andam no meio de nós, lá isso andam...Que fazer? Eu por mim rezo a Deus para que nos afaste de todo o Mal...

    ResponderEliminar
  12. Acho delicioso este teu post...

    Nada melhor que um sorriso para começar bem o dia...sorrir sempre!!!
    :))))

    Beijitos

    ResponderEliminar
  13. É bom voltar. É bom visitar os amigos, quando se volta, e deparar com coisas bonitas, que nos fazem sorrir... é o caso.

    Presunção minha, eu sei, mas senti que este texto foi escrito para mim, que devo estar numa fase particularmente feliz porque, nos últimos tempos (de férias, lazer, prazer e descoberta, pois claro) passei a vida a sorrir a desconhecidos.

    Um beijo e um sorriso, amiga.

    ResponderEliminar
  14. Olá Dona-Redonda....ainda não li o teu texto como merece, e voltarei para o fazer. Passa lá pelo teu último comentário ao Apache...lol.

    Beijinhos. volto ainda hoje para comentar este teu sorriso....

    ResponderEliminar
  15. Rir e sorrir, faz movimentar uma enormidade de musculos faciais, pelo que tambem e um excelente exercicio!

    Um soriso e um abraco algodrense.

    ResponderEliminar
  16. :):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):)
    Muito riso, pouco siso, lá diz o pobo, mas eu discordo. Aliás... é dos poucos ditos populares com os quais discordo quase por completo. E digo quase porque, infelizmente, há casos em que assim é. Mas se sorfrir for loucura, não me importo que me chamem louco, eu rio por tudo e por nada, tenho história hilariantes porque já resolvi situações complicadas com uma sonora gargalhada. Por isso, não tenho medo das psicopatas que me queiram devorar só por sorrir...
    Um sorridente beijo para a minha amiga :).

    ResponderEliminar
  17. Olá Rosa dos Ventos, então tu alegras os outros, mas não estás tu feliz. Espero que a felicidade, depois desse intervalor de quase 3 anos, te reencontre em breve.
    um beijinho



    Olá Alexandra :)
    Gostei muito que tivesses gostado do que eu escrevi porque gosto tanto do que escreves :)
    um beijinho :)



    Olá Victor :)
    Depois vou responder-te no teu blog :):)
    beijinho



    Olá Cabral-Mendes :)
    Muito preocupante a ideia de que andam no meio de nós...esperemos que sejam poucos ou que se recuperem de alguma forma.



    Olá AnaG. :)
    Que bom que gostaste :)
    beijinho



    Olá Mafalda :) Depois vou visitar-te e ainda bem que também andas com vontade de sorrir a desconhecidos :)
    beijinho



    Olá gata :)
    Vou já a seguir passar por lá, fiquei super curiosa :)
    beijinho



    Olá Al Cardoso :)
    Eu sabia que mesmo sem me ter inscrito ainda num ginásio estaria a treinar alguma coisa :)
    um beijinho



    Olá Eira-Velha :)
    Isto é que foram sorrisos :)
    Gostava de conhecer as tuas histórias hilariantes :)
    um beijinho para ti :)

    ResponderEliminar
  18. loll...
    Sorri sempre mesmo que te custe:)
    *beijo:)

    ResponderEliminar
  19. um beijinho para ti Beti :)e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  20. Um sorriso fica quase sempre bem e quando fica mal, dá ainda mais gozo.

    ResponderEliminar
  21. :) estou a tentar imaginar quando é que pode ficar mal...poderia ser tema para uma data de "posts" :)

    ResponderEliminar