sábado, agosto 11, 2007

Adelio Sarro

Ontem, fui ver a exposição de quadros de Adelio Sarro, na livraria Britânica. Depois resolvi procurar na net algo mais sobre este pintor brasileito.
Fui buscar reproduções de pinturas sobretudo
aqui e partes de um texto de Oscar d'Ambrosio que se encontra aqui.
O pintor nasceu em 7 de Setembro de 1950, em Andradina, no interior do Estado de São Paulo. Filho de agricultores, teve uma vida dura pelas dificuldades económicas da familia, tendo trabalhado como carpinteiro, marceneiro, cortador de mármore e desenhista de cartazes de propaganda antes de conseguir ganhar a vida apenas como pintor e escultor.
"As imagens de Sarro apresentam trabalhadores rurais, mulatas, famílias e grupos de crianças, a maioria de mãos fortes e pés descalços. Seu trabalho com as tintas caracteriza-se pelas transparências e tons suaves harmoniosos, enquanto suas esculturas fascinam pela grandiosidade.
No começo, com medo de usar a cor, Sarro pintava em tom sépia, depois ficou maravilhado com as potencialidades do azul e começou a misturá-lo com o sépia, atingindo resultados de grande beleza e muito pessoais. Houve assim uma grande evolução do artista autodidata em termos de aperfeiçoamento do traço, do uso da cor e do conhecimento de formas. Portinari é uma de suas inspirações obrigatórias, assim como Picasso, Chagall, Gauguin, Van Gogh e os muralistas mexicanos Rivera, Orozco e Siqueiros.
A obra do artista, em suas mais diversas facetas, principalmente pelo uso todo especial do azul, vermelho e rosa, costuma encantar as crianças. O uso da cor e das formas avantajadas, a ligação do ser humano com a terra e os animais, como pássaros, papagaio, gato, carneiro ou boi, além da presença constante de instrumentos musicais, como uma flauta, um violão ou um bandolim, tornam a obra de Adélio Sarro diferenciada.
O apurado trabalho com as transparências da cor é utilizado na construção de imagens tocantes sobre o trabalho rural e a momentos de intensa integração do ser humano ao universo, seja por meio do amor aos animais, à natureza ou à música."

3 comentários:

  1. Ai que inveja!
    Passar umas férias assim, sem compromissos, num autêntico banho de cultura e lazer...
    Parabéns pela opção que tomaste e continua a deliciar-nos com as tuas descobertas.
    Um ganda beijão.

    ResponderEliminar
  2. Eu bem sei porque gosto de passar por aqui.
    Há sempre coisas novas e de muito interesse. Não conhecia e gostei muito.

    Beijitos e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  3. Olá eira-velha :) Bem,não foi propriamente uma opção :) Acho que em princípio preferiria mesmo estar em algum paraíso tropical à sombra de uma bananeira )
    Um beijinho


    Olá Anag :) Ainda bem que gostaste :)
    Um beijinho e obrigada :)

    ResponderEliminar