domingo, agosto 12, 2007

Feira Medieval

Fui hoje à feira medieval em Santa Maria da Feira. Estou a "processar" algumas das fotografias que tirei e depois talvez as "prante" aqui (por "processar" quero dizer apenas passá-las da máquina para o computador porque para já ainda não descobri se haverá alguma maneira de as melhorar digitalmente, sem ser apagando-as...).
Primeira grande conclusão a que cheguei sobre o dia de hoje: Não é boa ideia guardar para o último dia a visita!
Observações:
1º Muitos muitos carros e muitas muitas pessoas (não é nada fácil tirar fotografias aqui porque se não forem os carros que ficaram lá para atrás, parece haver sempre pessoas à frente do que quero fotografar...).
2º À medida que nos aproximamos, além de muitas pessoas e da visão do Castelo ao longe, os cheiros de farturas e depois de grelhados em lareiras. Escuta-se uma música que a mim me parece medieval e na entrada dois jovens vestidos de uma forma antiga dão-nos as boas vindas e agradecem-nos a visita.
Lá dentro barraquinhas de comida e de outros artigos, jogos medievais, um burrinho, cavalos e aves de rapina ou da floresta.
Gostei de vir aqui (e pela segunda vez desde que tenho este blogue). Este ano pareceu-me que a feira cresceu no espaço que ocupa e em ideias (e também em visitantes).

13 comentários:

  1. Então Cara Redonda, processe as suas (belas) fotos, para as vermos; espero que esteja nelas...

    Conheço Santa Maria da Feira (como bem diz, e não como está na placa toponímica - apenas "Feira" - ugh!)e, de facto, a vila ( ou cidade? agora não sei...)é muito bela, com o seu castelo, os seus doces regionais - as fogaças não é? as suas festas...

    ResponderEliminar
  2. Há vários programas para as melhorar. Clique neste endereço
    http://www.download.com/Digital-Photography/?tag=dir , vá aos mais populares , faça o download e depois é só trabalhar.

    ResponderEliminar
  3. Não exactamente belas fotos, Cabral-Mendes :) E gosto muito das fogaças :)



    Olá Atilahab :)
    Vou adicionar aos favoritos esse endereço para um destes dias começar a experimentar. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. O que tu descobres, caríssima D. Redonda!
    E foste a cavalo vestida de princesa?
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Entao e tu foste pedir uma mezinha á senhora dona bruxinha??
    A subir para o castelo do lado direito??!!!

    Comeste aquele fantastico pao de lo?? hmmmmm e o porco....;))

    Não foi por teres ido ultimo dia, eu fui quinta e tava abarrotar tb!!

    Bjinhu*

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosa dos Ventos :)
    Até gostaria de me vestir de princesa. Já subir para o cavalo, acho que não porque eles são um bocadinho altos... :)
    Um beijinho



    Olá Pretazeta :)
    Se calhar deveria ter ido pedir a mezinha, mas não, só andei a passear por lá e a tirar fotografias :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Viva :-)

    Fiquei apaixonado pelo Castelo de Vila da Feira, que se parece, com os seus torreões, com aqueles que ilustravam os livros de fadas e princesas. E também gostei daquele arvoredo encosta acima e do fontenário na estreita rua.
    Perto, numa terra cujo nome me não ocorre, fica um museu estilo velharias, mas também com uma secção de artesanato em cortiça e outra de capelas inteiras retiradas dos palácios por um homem muito rico graças à cortiça e que legou toda a sua heterogénea colecção para povo da freguesia.
    ...
    Já descobri. É o Museu Comendador
    Henrique Amorim, na freguesia de Santa Maria de Lamas. No exterior há um lago com figuras humanas de granito em várias posições e outras duas secções no jardim salvo erro com figuras em granito representando um baile rural e outra uma banda musical.
    Bjo
    VM

    ResponderEliminar
  8. Bem, este Museu Comendador
    Henrique Amorim não conheço. Vai ter de ficar para outro passeio :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Em 2005 estive quase a visitar a feira medieval, depois acabei por perder o interesse e não fui, mas um amigo já me tinha dito que vale bem a visita.
    Ah, os cavalos não são assim tão altos e são meiguinhos e dóceis, (principalmente para as senhoras) acho que ias gostar.

    ResponderEliminar
  10. Talvez numa próxima oportunidade nos possamos encontrar numa feira mediavel juntamente com centenas de milhares de pessoas, senão mesmo milhares de milhares de pessoas... :)
    E talvez eu experimente a equitação, convencendo-me primeiro que o cavalo em causa não se irá importar (desde que vi um cartoon no qual uma gordinha comentava que a equitação era boa para emagrecer e alguém respondia que o era para o cavalo, tenho algumas reservas quanto a tal experiência, excepto para crianças pequeninas e leves...)

    ResponderEliminar
  11. olá redonda
    este ano não deu para ir à feira. pensei até expor, mas o telefone da "feira viva" esteve morto durante dias a fio e não consegui informações.
    beijinhos

    ps - gostei muito de saber qual a sua graça, obrigada

    ResponderEliminar
  12. Pena que não deu para expores, porque foram lá muitas pessoas.
    Do PS, de nada :)

    ResponderEliminar
  13. Obviamente, os cavalos devem preferir os leves, mas pesas bem menos (quase metade) que eu e comigo, o cavalo não se queixou. claro que se tivesse de galopar, certamente seria diferente, mas a trote não lhes deve fazer muita diferença. Uma vez passeei de burra e essa sim, coitada, mal se conseguia mexer...

    ResponderEliminar