segunda-feira, abril 16, 2007

Cursos e ateliés

Continuo em espécie de cruzada por cursos (mini-cursos) e ateliés. Penso que quando surge uma oportunidade a devemos aproveitar, mas pode ser algo complicado quando após um período deserto, de repente surgem várias possibilidades interessantes.
No sábado fui a um atelier de pintura e comecei o meu primeiro quadro a acrílico (se o quando terminar ele ficar "visível" poderei vir "postá-lo" aqui).
Hoje tive a primeira aula do curso de culinária. Estão previstas apenas quatro, mas vou tentar aproveitar o máximo. Nesta 1ª aula aprendi a trabalhar com um Sifão, utensílio cuja existência nem sequer conhecia, mas parece uma verdadeira "roda"na cozinha, permitindo-nos fazer maioneses, mousses e espumas. Temos é de ter cuidado para não tirar a tampa antes do gás sair ou não deixar nenhuma criança ir brincar com o sifão cheio, porque poderá ser catastrófico (no sentido do seu conteúdo se espalhar por toda a casa). Fotografei os pratos finais com o telemóvel.

Aqui temos uma maionese (feita com o sifão) sobre espargos cozidos





Aqui temos no primeiro plano uma salada de alfaces, ovos de codorniz e salmão fumado com molho de queijo fresco (por acaso para este prato não utilizámos o sifão).

Finalmente aqui temos uma espetada de morangos com espuma de manga (feita com o sifão)
Com tudo isto parece que ando sempre a correr de um lado para o outro e não tenho tempo para quase nada, mas conhecer pessoas diferentes ajuda-me a sentir-me melhor. Por isso recomendo qualquer um destes cursos ou ateliés a quem conseguir arranjar algumas horas.

12 comentários:

  1. Interessante vermos o plano tecnológico em acção! :-)
    Conhecia o sifão dos lavatórios e dos aquários, presumo que esse que tenhas utilizado também se baseie de alguma forma no desnível dos líquidos. Pena que não o tenhas fotografado...

    ResponderEliminar
  2. Pensei nisso depois, mas não há problema porque como fiquei completamente conquistada pelo sifão vou tratar de adquirir um e ai já poderei fotografá-lo :)

    ResponderEliminar
  3. Vais no bom caminho para assumir a Dona Redonda na plenitude... :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Que horror Burlesconi. Eu só provei e fotografei, mais nada :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Os pratos têm uma aparência irresistível!
    HUUUMMMMMMM!

    ResponderEliminar
  6. Olá jpd :)
    E agora só tenho de arranjar um sifão para tentar fazê-los sozinha!
    Esperemos que não vá explodir com a cozinha...

    ResponderEliminar
  7. tudo com muito bom aspecto... uma delícia! a julgar pela aparência.

    no fim come o que faz?

    ResponderEliminar
  8. No fim todos podemos provar o que foi feito e claro que eu aproveitei logo para experimentar tudo, até as flores comestíveis :) (da flor não gostei lá muito)

    ResponderEliminar
  9. Sifão?
    Foi o pós-graduado em sanitas que cozinhou isto? Safa... Vou-me já embora!

    ResponderEliminar
  10. Também tu Apache desconheces o sifão para culinária?
    (eu também o desconhecia...)

    ResponderEliminar
  11. Aquela salada (que daqui nem parece de alface, mas de massa dos lacinhos) tem um aspecto... Nham-nhaaammmm! :-))) Vivó Sifão!!! Ah, não foi preciso sifão? Viva o resto!!! ;-)))

    ResponderEliminar