segunda-feira, fevereiro 19, 2007

.

Estive na exposição e gostei muito de ver os quadros e estando a poucos centímetros ou a um pequeno passo deles.
Surpreendeu-me o tamanho de alguns dos quadros que imaginava serem mais pequenos e gostei de me sentar nos bancos que estão em duas das salas para ver os maiores. Gosto de passar pelas salas rapidamente para tentar ver tudo o mais depressa possível e não perder nada. Desta vez, imbuída das ideias leccionadas no Curso de Arte, resolvi deter-me junto de alguns quadros e olhar para eles com mais tempo. E admito que assim realmente se consegue ver mais.
Infelizmente, a livraria estava fechada (o que eu acho muito mal) e não deu para saber se tinham postais com reproduções de algumas pinturas que gosto de coleccionar. Gostei de olhar para os quadros e para as pessoas que olhavam para os quadros, como uma senhora à minha frente com sotaque brasileiro. Parecia ter quarenta anos e tinha sessenta e um, o que revelou na entrada, enquanto indagava se haveria alguma redução no preço dos bilhetes (o que demonstra que a arte rejuvenesce). Vou ter de suspender agora este escrito, mas tenciono voltar. Post seguirá dentro de momentos...
.

13 comentários:

  1. Oba! Vieste a Lisboa. A poucos dias de eu ter ido ao Porto. Bela narrativa! E convenceste-me: também quero ir ver a exposição! :-)
    Não me sabia linkada no teu blog. Tendo em conta que o meu blog se encontra adormecido, fiquei até comovida, pá! :-) um beijão pati!

    ResponderEliminar
  2. E eram tão caros assim, os bilhetes, para que a tal senhora desejasse um desconto?
    Pergunto isto, porque há exposições cujo preço da entrada deixa os "tesos" à porta...

    ResponderEliminar
  3. Paula Rego
    Litografias Recentes
    20 Jan a 3 Mar 07


    «Paula Rego prossegue a sua incursão pela literatura, desta feita através do recurso a obras como a sátira “The Pillowman”, de Martin McDonagh, ou a fábula italiana do Século XVI “O Príncipe Porco”.
    A intensidade, a tensão e a violência mais ou menos contida que caracteriza as obras de Paula Rego encontram nestes textos um contraponto narrativo que as potencia e que ajuda a enquadrar o seu campo de sentido. Mais do que referências para um trabalho ilustrativo, estes textos são parte integrante de uma constelação de referências que impulsionam todo um discurso e toda uma obra plástica que é, no seu conjunto, mais vasta e profunda.»

    Aqui fica uma sugestão para uma nova visita da Dona Redonda à capital - a cidade mais linda de Portugal! - desta vez para apreciar a luso-britânica Paula Rego.

    PS. A exposição pode ser por ti visitada em três momentos distintos:

    1- Calças umas sapatilhas, de preferência «Nike all sports», colocas uma marca no chão e alguém dá um disparo... (v.g. os teus ensinamentos sobre armas de fogo, daí a sua utilidade!); de seguida corres em sprint, à máxima velocidade, em redor de todo o recinto e, já sem fôlego, sentas-te finalmente num banquinho;

    2- Neste segundo momento reflectes sobre o que viste da exposição e chegas a uma briosa conclusão: Nada! À parte umas borratadas,umas sombras vagas, molduras retorcidas e gente caída no chão a gemer por lhes teres passado por cima, nada...

    3- Finalmente, levantas-te, e retomas a visita à exposição, com serenidade, observando em cada quadro os detalhes, as sombras, as pinceladas, a cor, as técnicas, tentando admirá-los de ângulos diversos.

    Concluis tardiamente que, dos três,é esse o melhor momento e tornaste uma adepta da «terceira via.»

    Beijinhos,
    Madrigal

    ResponderEliminar
  4. Cara Redonda

    Agradeço que corrijas uma gralha que deixei passar sem ter dado por isso. No último parágrafo a palavra tornaste, deve ler-se: tornaste-te.

    [El Madrigal numa de preciosista...]

    Jinhos.

    PS. Olha, a APC, mais acima, tb é, tal como tu, uma boa amiga virtual e fiquei mt contente de a ver aqui pela Dona-Redonda. Um beijinho para ela também!

    ResponderEliminar
  5. Olá apc :)
    E não poderias acordar o teu blogue?
    Fui lá um bocadinho e vi as fotografias.
    Parece que por deixares de escrever é como se deixassemos de nos encontrar, como nos tempos de escola, se acontecia mudarmos de turma.
    Vou continuar a ter esperança que um dia voltes a escrever neste ou noutro blogue (e se for noutro que me digas qual)

    Um grande beijinho para ti.




    Bem Burlesconi fui confirmar, porque às vezes gosto de guardar os bilhetes, e custa cada bilhete 3 € (mas se eu tivesse direito a algum desconto, nem que fosse de um cêntimo... bem talvez um pouco mais de um cêntimo, por exemplo 50 cêntimos, também trataria de o pedir :)
    E penso que esta exposição vale bem o preço do bilhete.



    Acho que prefiro uma solução intermédia Madrigal, nem tão depressa, nem tão devagar. Obrigada pela informação sobre a exposição da Paula Rego. Gosto da obra dela e não perdi a última exposição em Serralves.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Caríssima Dona Redonda,

    Venho recordar-lhe que, em devido tempo, pedi a todos os blogues para fazerem o favor de retirarem o linque do blogue "Postais da Novalis", que foi desactivado-apagado no dia 5 de Fevereiro.

    Por favor, com os meus antecipados agradecimentos, retire esse linque.

    Um abraço amigo,

    António Rosa

    ResponderEliminar
  7. O post segue dentro de momentos... Continuo a aguardar o seu seguimento.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Vou já tratar disso António Rosa. É só arranjar um "tempinho"


    Pois é Maltês: estão uns momentos um bocado compridos :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Estou à espera... ;)

    bjs

    ps: a livraria estar fechada...NÃO SE FAZ!!!! :))

    ResponderEliminar
  10. "Post segue dentro de momentos" - 2ª feira.

    Hoje é quinta.

    A relatividade do tempo é fixe...

    Vivam os momentos!


    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Olá Alexandra :)
    Como podes ver estou a ficar muito preguiçosa... E vou ver se trato de voltar ao Museu um outro dia, com a esperança de encontrar a livraria aberta :)
    Um beijinho



    Pois é Cuotidiano :) Também acho,
    muito fixe! :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Gostei de olhar para os quadros e para as pessoas que olhavam para os quadros. Eu é mais para as pessoas, mas como desde que se descobriu que a arte rejuvenesce, só via Lili's Caneças, aborreci-me com a arte.

    ResponderEliminar
  13. Para ultrapassar aborrecimento com a arte, recomendo um curso sobre como olhar para os quadros e não ver as Lili's Caneças...(Eu gostei do mini-curso a que fui sobre Arte do Corte Inglês em Gaia, que tal ir ao Curso ai em Lisboa?)

    ResponderEliminar