sábado, outubro 07, 2006

.
As grutas a que fui são as de Mire de Aire. Lá dizia que eram as maiores de Portugal. Se o são ou não, não faço a mínima ideia, até porque nunca fui a outras. Apenas sei que lá grandes são.


Na primeira fotografia o que vemos não é um homem mas um boneco, lá colocado para nos dar uma ideia da dimensão e representar a forma como se procedeu à descoberta das grutas (como no célebre quadro de Magrite que não era um cachimbo mas a representação do cachimbo).







.















.

13 comentários:

  1. Curiosamente, em Espanha (nomeadamente em Aracena) dizem "melhor não há" e não "maior". Espertos, os "nuestros hermanos" - é que maior só pode haver uma mas, graças à subjectividade de "melhor", todas podem ser as "melhores".

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. São interessantes as grutas. Quanto aos termos que muitas das vezes são utilizados para caracterizar os lugares ou até mesmo monumentos...acho que podiam deixar de lado o "maior", o "mais bonito", o "melhor"...!
    Parece um campeonato! Prefiro..."das maiores"!
    Já vi que a Dona-Redonda é danada para o passeio...Parabéns por tão nobre atitude.
    Eu na quarta fui com um grupo pequeno de alunos ver de novo a Exposição Rau, mas teve a particularidade de ser guiada (muito bem guiada), e rever a Quinta da Regaleira, em Sintra. Vou começar a escrever sobre ela.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Com pena minha nunca lá fui. É assim tudo tão iluminado no interior das grutas? Se for, lá se vai o sabor a aventura de nos irmos embrenhando nessas profundezas. Preferia uma luz mais ténue, um ou outro cachimbo aceso, caso não houvessem tochas à Indiana Jones. Mesmo sem o elemento de suspense, já deu para fazer uma ideia de como são as grutas de Mira de Aire... Aquele bonequito é que é um pouco para o mal educado - assim de costas para o pessoal...

    Um bom fim-de-semana recheado de boas passetas! Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Realmente as grutas de Mira d´Aire são de uma grande beleza. O jogo de luzes e a música estão muito bem conseguidos. Devo confessar que, quando me vi lá no fundo, senti um aperto....e se o elevador não funcionasse?
    Continue os seus passeios Dona-Redonda....nós gostamos dos seus posts.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Fiquei sorpreso, com vontade de conhoce-las...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. As grutas são locais fascinantes. Onde o tempo se fez sentir, ao longo de milhares de anos pelas suas belas construções.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me realmente uma óptima ideia Cuotidiano :). Assim posso dizer que fui às melhores, mesmo não tendo ido a outras...
    Um beijinho


    Olá Moura :) também achei interessantes embora estivesse um pouco apreensiva antes com a ideia de ir para debaixo de terra. Gosto muito de passear e ainda não conheço a Quinta da Regaleira. Depois vou ler o que escreveste antes de um destes dias, espero, ir também lá em pessoa.
    Um beijinho


    Olá Cláudio :)
    Tens de ir também. Não me pareceu iluminado, mas escuro e húmido (por isso não sabia se as fotografias iam ou não ficar bem). Dá para ter uma ideia em como não deve ser nada agradável perdermo-nos por lá e deu-me a sensação de entrar num outro mundo. Gostei muito de ter ido (e penso que devemos compreender e perdoar o comportamento do boneco porque não deve ser nada fácil estar assim horas e horas agarrado a uma corda, dentro de um gruta...)

    Um beijinho


    Olá AnaG
    Serás a Ana que antes fez aqui comentários, mas não tinha blog? Fui espreitar o teu e gostei muito. Depois voltarei lá com mais tempo.
    Um bejinho


    Olá WALDE :) um dia que cá venhas seria um óptimo passeio.
    Um beijinho


    Olá Badala :)descreveste muito bem o que senti lá em baixo nas grutas...
    Um beijinho


    Olá A.J.Faria :)também achei, mas ainda não conheço as de S. António.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Lá me resolvi.... com muita dificuldade...Mas devagar se vai ao longe...
    Obrigada pelo incentivo.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que és tu...e o resto da resposta fui colocá-lo em comentário no teu blog.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Tamanho não é qualidade!ehehe
    Não havia lá um poço onde podiamos lançar uma moeda e pedir um desejo? lembro-me de umas em que era assim...

    hummm vejo que és dada às artes!;)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    passei por aqui e vi as fotos que aqui deixaste. Nem imaginas o quanto gostei de recordar o que já há muito tempo tive oportunidade de ver e que achei maravilhoso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Mocho_ao_Luar :)
    Vi várias poças de água com moedas, mas não pensei em pedir desejos. Vou ter de lá voltar outra vez.
    Beijinho


    Olá Alexandra :)
    Ainda bem que gostaste das fotos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. São de facto muito bonitas as grutas de Mira d´Aire. Talvez as mais bonitas de Portugal. Mas isso é só a minha opinião (aliás, nem conheço sequer as das ilhas e parece que nos Açores também há grutas espectaculares) ainda mais discutível que o tamanho que mesmo assim não reúne unanimidade.

    ResponderEliminar