sexta-feira, setembro 08, 2006

.
Onde fica a nossa casa...

Esta fotografia para ilustrar a importância do detalhe
foi tirada por uma amiga minha que tira fotografias muito especiais,
disse-me que muitas vezes por querermos tirar uma fotografia da paisagem
acabamos por perder o pormenor que inicialmente chamou a nossa atenção

No fim de semana passado vi o filme "O Fiel Jardineiro" de Fernando Meireles (com base no livro de John Le Carré), do qual gostei muito. A certa altura do filme Justin é aconselhado a regressar a casa em Inglaterra, até para salvar a sua vida e ele responde que a sua casa era a mulher (que foi assassinada).

Fiquei a pensar em quem é a minha casa.

De resto tenciono continuar as minhas deambulações por aí (claro que apenas para arranjar motivos e fotografias para posts...) e em princípio irei a Leiria.

Um bom fim de semana para qualquer hipotético eventual leitor que por aqui passe...

13 comentários:

  1. Serás muito bem vinda a Leiria querida redonda, e aproveita para passar no Bar-Galeria Alinhavar, onde poderás ver uma extraordinária exposição de fotografias e textos de Paulo Kellerman.
    Eu sei bem quem é a minha casa. é uma casa grande e feliz. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. owa :o)
    entao bom passeio até Leiria :o) são as pequenas coisas que fazem as grandes diferenças :o)

    BEijinho e um óptimo fim de semana

    ResponderEliminar
  3. A tua casa és tu própria.
    Não penses que poderá haver outra hipotética casa .

    ResponderEliminar
  4. Sim, por acaso também me sinto um pouco perdido, um pouco deslocado.
    Nunca tive a oportunidade de ver o filme...mas ao que parece não é mau!
    Desfruta Leiria e depois coloca ai umas fotos para a malta ver!;)

    P.S: gostei da música que pusseste aqui no teu blog. Desejos de um resto de um bom fim de semana.:D

    ResponderEliminar
  5. Se puderes fazer um pequeno, um curtíssimo desvio e teres um tempinho para os tais três cafézinhos... seria giro :)

    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Leiria, hum?!!!Come uma "Brisa do Liz" por mim em Leiria. São óptimas. Doces regionais afamados, à venda numa qualquer pastelaria do centro de Leiria. Mas como nem só e comer ... Visita o castelo, tem umas vistas lindas.
    Beijinhos e bom fim de semana. Aguardo reportagem fotográfica, com ou sem vestido preto.

    ResponderEliminar
  7. Ena, ena...
    Leiria!!! Se for necessário um roteiro...é só dizer!
    Neste momento está um caos com obras na parte central! Se eu estiver por cá tenho todo o gosto em tomar um café e oferecer uma deliciosa "Brisa do Lis".
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. A nossa casa é onde nos sentirmos em casa - não tem a ver com posse, relações amorosas ou cocozisses desamorosas; apenas onde nos sentimos em casa, pura e simplesmente.

    Eu (falo por mim) só me sinto em casa quando não estou em casa - mas isso deve ser defeito de origem!

    Em todo o caso

    Beijo

    Moi

    ResponderEliminar
  9. Devia ter avisado que só podia hoje (Domingo)... Desculpa... Espero que te tenhas divertido.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Fábio :) Adorei Leiria, mas como estou a ler-te agora depois de já ter regressado não deu para passar no Bar-Galeria Alinhavar. Planeio reincidir e voltar a Leiria, pelo que espero que ainda venha a dar para ver a exposição
    Um beijinho

    Olá Anjinha :)
    Obrigada e uma óptima semana para ti.

    Um beijinho

    Olá Jorge Pereira :)
    Não sei como te responder...deve ser por ter regressado há pouco e depois da viagem ter dificuldade em descodificar os "..." Deito-me a adivinhar: será um incitamento a conhecer outros locais de Portugal?
    Um beijinho


    Olá Cleopatra :)
    Gosto muito do teu blog e és muito bem vinda.
    Eu estava a pensar em casa como o sítio onde nos sentimos bem e depois que não será tanto o sítio, mas uma ou mais pessoas que tornam qualquer sítio a nossa casa.
    Um beijinho


    Olá mocho_ao_luar :)
    Adorei Leiria, tirei uma data de fotografias e já fui pô-las a revelar. Vou buscá-las amanhã e depois irei seleccionar algumas (em que esteja minúscula e com o mesmo vestido)para as colocar no blog...
    Ainda bem que gostas da música.
    Um beijinho e uma boa semana

    Olá Cláudio :)
    Ainda não foi desta vez... mas gostei tanto de Leiria que tenciono voltar e muitas vezes, pelo que numa das próximas vezes vamos tomar os cafézinhos...
    Um grande beijinho para ti meu amigo e uma boa semana


    Olá Tobaili :)
    Pois é, sou estou a ler-te agora e não sabia da "Brisa do Liz" mas numa das próximas vezes vou ver se provo uma e quiçá talvez dê para te trazer umas...
    Um beijinho

    Olá Moura :)
    Só soube agora da "Brisa do Liz" e pelos vistos até podia ter provado uma à borla, oferecida por ti...talvez numa próxima ida a Leiria?
    Um beijinho

    Olá cuotidiano :)
    Caramba essa é profunda - só te sentes em casa quando não estás em casa... deves ser um viajante por natureza.
    Um beijinho

    Olá Cláudio, de novo :)
    Adorei estes dois dias em Leiria e cafézinho fica para próxima vez... :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Cara Redonda.

    Uma vez que iniciaste as tuas deambulações por terras centristas, aconselho-te vivamente (se é que já não o fizeste), uma visita ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória,integrado na lista de Património Mundial da Humanidade desde 1983, mais conhecido pelo Mosteiro da Batalha.

    Acho que é uma verdadeira delícia, um supremo, visitar essa estrutura magnificente,uma obra-prima representativa do génio criativo da Humanidade e testemunho de uma troca considerável de influências.

    Foi erguido por obediência ao voto de D. João I, como agradecimento pela vitória dos portugueses em Aljubarrota. É o grande monumento do Gótico final português, e onde nasceu o verdadeiro estilo manuelino - com expoente máximo no Mosteiro dos Jerónimos, na capital da moirama, aqueles retorcidozinhos com motivos náuticos por todo o lado - Não percas!

    Já vi que a minha amiga é uma verdadeira globetrotter (versão nacional) e faz jus à máxima do «faça férias cá dentro!».

    Porventura, muita gente não conhece a fundo as maravilhas que existem pelo nosso país fora, e aventuram-se nas delícias do estrangeiro, permanecendo estranhos na sua própria terra.

    Acho, pois, de um nacionalismo (no sentido mais puritano da expressão) delicioso essa tua ânsia de conhecer outras terras, outras gentes. Afinal o norte, apesar de encerrar muitas belezas naturais, não consubstancia o exemplo acabado do belo português, antes pelo contrário.

    Todos aguardamos com natural expectativa a continuação das tuas deambulações e, crê-me, tudo farei para, movendo as minhas influências, arranjar o tal patrocínio que me pediste para fazer face às despesas logisticas que tens tido.

    Com a Dodot tem sido um pouco difícil, são espanhóis, agarrados ao cobre, como sabes, mas creio que a Chicco vai abrir os cordões à bolsa. A única exigência que fazem - uma coisa menor - é a de que uses um babygrow rosa, com o símbolo deles, enquanto fotografas.
    Penso que vale a pena.

    Darei notícias do que entretanto conseguir.

    Um beijinho imenso dum admirador atento.

    J.R.

    ResponderEliminar
  12. Olá Madrigal :)
    Depois de ler atentamente o teu comentário fiquei feliz por ter ido já ao Mosteiro da Batalha e com um óptimo guia, muito observador, e com grandes conhecimentos de história que tornou a visita muito mais interessante. Embora me interrogue agora sobre se tu não serias ainda melhor guia...
    Só não percebi muito bem aquela frase sobre o norte não consubstanciar o exemplo acabado do belo português, antes pelo contrário. Parece-me que tu tens de começar a viajar pelo norte...
    Não me recordo de ter pedido o teu auxílio para arranjar um patrocínio, mas tal dever-se-á, sem dúvida, à minha grande falta de memória...Fiquei no entanto feliz com as perspectivas junto da Chicco e a exigência que fazem parece-me perfeitamente razoável.

    Um beijinho para ti de uma agora admiradora tua (assim que me arranjares o patrocínio da Chicco...)

    ResponderEliminar