domingo, agosto 06, 2006

.

Pois é, animada pelo espírito de sacríficio pelo blog, fui ontem à Feira Medieval em Santa Maria da Feira. É um trabalho duro mas alguém tem de o fazer...
Espero que tenham reparado como o nome da cidade é adequado à .... ao .... o que é que será isto afinal? um espectáculo? uma comemoração? uma feira? Não sei porquê inclino-me mais para que seja uma feira. Já no papelzinho entregue à entrada chamam-lhe Viagem Medieval.
E fui com uma amiga que poderá ler o que agora vou escrever e é da Feira (cidade), por isso convém não extrapolar muito ou ela ainda me vem comentar...
Muita gente, muito calor, música medieval a tocar, algumas pessoas com roupa da época, construções de madeira e tendas.
Numa destas tendas, odaliscas vestidas em conformidade, disponibilizam-se a ensinar a dança do ventre. Muito medieval... . Poderia ter pensado nisso, mas não. Tinha de prosseguir para arranjar post e só por isso não podia parar para aprender aquela forma de dançar tão medieval e interessante.
Depois animação dispersa - música, dança, personagens medievais, jogos medievais. Estavam anunciados cuspidores de fogo, mas não deparei com nenhum, ou então com o calor que estava, passaram-me despercebidos.
Muitas lojas a venderem coisas medievais como panos, cestas, doces e colares, sem esquecer as pequenas bruxinhas de plástico.
Num sítio estavam a assar porcos. Num outro, e num fogão de lenha, assavam fogaças (que não são animais como os porcos ou javalis e sim um "bolo" característico da região). Como estava com fome agarrei-me a uma fogaça, ainda quente e fui arrancando e comendo parte dela aos pedacinhos (forma de comer muito medieval também).
À noite havia um torneio medieval entre dois cavaleiros. Vi-os a passar no seus cavalos, um de vermelho e outro de roxo (as roupas dos cavaleiros, não os cavalos).

(sim, aquela figura em pé, no cima das escadas meio hirta, meio estranhamente inclinada para a esquerda, sei lá porque, e com o vestido mais mediaval que consegui arranjar, sou eu; agora, nem com lupa!!!)

11 comentários:

  1. Estou a ver que tem havido muita animação por aqui :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Bom esforço Dona-Redonda. Mas de "medieval" só mesmo o castelo. Gostei da ironia que usaste no texto. Discreta mas eficaz.
    Já fui a essa e outras feiras que não em Santa Maria e o "pedagógico" medievalismo da coisa é sempre o mesmo. Melhor fora ler Alexandre Herculano para se fazer uma ideia, ainda que pálida, do que teria sido a Idade Media nalgns aspectos. Aquilo não passa de carnaval domesticado como o do sambódromo do Rio, ou ridículo como o de Ovar onde as "bailarinas" bailam o samba cobertas de pele de galinha porque por cá o frio é demais.
    Ah! Mas falava-se da feira medieval. Muito típico, seria talvez aquele cheirinho medieval a sardinha assada que consegue dominar perfeitamente os incómodos derivados da falta de saneamento básico da época.
    E mais não digo porque teatro é teatro, turismo é turismo, comércio é comércio e tudo isso é muito necessário. Muito mais necessário que saber como era "a vida" na Idade Média. esse lapso de tempo que ocupou apenas à volta de 1000 anos.
    Também gostei das fotos mas talvez tenhas pecado por defeito. Gostaria de ter visto mais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ói eu aqui travêis! Cosa facciamo allora?

    Você arrasou em Cannes! Melhor filme estrangeiro!

    Keepa in kontakt. Só não sei como... rssss

    ResponderEliminar
  4. O anônimo de 2:58, por erro do trem aqui, fui eu!

    ResponderEliminar
  5. Vir para Lisboa e não arranjar Ciber -Café, Biblioteca ou outra qualquer janela para o ciber-espaço é, no minimo, crime!
    Saudades.

    ResponderEliminar
  6. ia para comentar mas li que tinha dono, fico-me nas covas e meto-me na minha vida de alfacinha à vista...

    ResponderEliminar
  7. Olá Jo§e :) só espero que a animação se mantenha agora que regressei...

    Um beijinho


    AVSousa gostei muito do comentário e vou tentar melhorar nas fotografias...

    Um beijinho


    Olá anónimo e João dono da "dona redonda" ainda bem que voltaste a passar por aqui :) Pode ser que consigamos arranjar outras formas de manter o contacto. Vou ver se arranjo uma maneira de te enviar o meu e-mail e revelar-te a minha identidade secretíssima.

    Um beijinho


    Olá Fábio :) pois é, apesar de ter procurado imenso, não encontrei nem um único ciber café, mas crime msmo seria não encontrar Fnac e deu para ir a duas ...

    Um beijinho


    Jorge Pereira quero o meu comentário (já é meu porque ías comentar-me...) porque o dono da "dona redonda" é o autor do poema com este título que transpus para um dos primeiros posts e não o dono do blog ou da bloguista.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ai este vestido é Mediaval?...
    Bom, Santa Maria da Feira tráz-me más recordações, vou fugir rapidamente deste "post".

    ResponderEliminar
  9. Está bem, vestido não é Medieval, mas foi o mais medieval que consegui arranjar, pelo menos é comprido...
    Fiquei curiosa sobre as más recordações... talvez uma feira medieval de um ano anterior?

    ResponderEliminar
  10. "talvez uma feira medieval de um ano anterior?"
    É aceitável que lhe chamemos assim!...

    ResponderEliminar
  11. Já vi que vou ter que continuar curiosa (não que eu o seja porque não sou nada, nada curiosa)...
    Talvez se for estudar profundamente o teu blog consiga alguma pista...

    ResponderEliminar