quinta-feira, março 04, 2021

Desafio de Escrita, CNEC 53/25 - 8/10 - Irene

  

“São precisos finais para haver recomeços

e todos os caminhos são cheios de tropeços”

Lema de Irene até ao dia x

 

 Irene sabia desde sempre que era especial, apesar de mais ninguém o ter ainda percebido.

Filha única, perdera os pais cedo, antes de se formar Enfermeira. Não tinha amigos, mas não sentia falta. Após estagiar no Hospital, começou a trabalhar num Lar.

 Antes, gostava de passar pela ala dos recém-nascidos, agora tinha ao seu cuidado idosos. Aos primeiros aguardavam infinitas possibilidades, os outros, até as memórias perdiam.

Foi então que começou a ouvir as vozes.

Discutia-se a eutanásia, se devia ou não ser aprovada. A olhar para os seus pacientes, frágeis e doídos, percebeu que só a morte lhes traria paz. As vozes disseram-lhe que era o seu destino, o que sempre pressentira, seria o Anjo da Paz.

Elegeu a primeira beneficiária na noite de Natal. Havia redução do pessoal e aquela senhora nunca tinha visitas. Injectou-lhe a insulina enquanto dormia.

Ela passou mal, soou o alarme e reanimaram-na.

Errara na medida, pensou quando saiu. Foi a remoer no caminho para casa, agarrada à carteira onde levava a injecção e a embalagem usadas. Da próxima vez ia aumentar a quantidade, escolheria melhor o paciente, alguém mais inerte, talvez incapaz de falar.

Absorvida nos seus pensamentos não se apercebeu que era seguida.

 

Zé magro, toxicodepedente, condenado por roubo, saíra há pouco da prisão. Precisava de uma dose.

Um tropeço e estava à frente dela. Quis tirar-lhe a mala e Irene agarrou-se a ela. Puxou da navalha e nada. A cabra estúpida devia lá ter dinheiro, concluiu ele, enquanto ela só pensava nas provas que a condenariam e nos seus planos para o futuro.

Tudo se precipitou, queria cortar-lhe a alça da mala, mas falhou, e espetou-lhe a lâmina na garganta… 

5 comentários:

  1. Olá, Gábi.
    Belo texto que levanta muitas questões sobre a eutanásia. Seja como for, na minha opinião, apesar da boa intenção de Irene, ninguém tem o estatuto que, só por si própria, pretendia. E como um mal nunca vem só, aconteceu o pior, mas, se assim não fosse, também iria, por certo, sofrer bastante.
    Um beijinho e um dia feliz.

    ResponderEliminar
  2. Cá se fazem, cá se pagam! - dizem os entendidos... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Às vezes eu acho que a própria pessoa, carregada de remorsos, cria em sua mente uma forma de atrair o castigo que supõe merecer. A nossa mente é ardilosa!!!

    ResponderEliminar