quinta-feira, outubro 29, 2020

Post 7769 - CNEC 51/23 - 3/10 - Diálogo comigo mesmo

 

Diálogo comigo mesmo

 

- Primeiro estavas agorafóbico. Depois veio a Pandemia. Vivo sozinho e há séculos que não estou com ninguém.

- Já não saio de casa há meses…

- E estão-se a esgotar os enlatados, tens de sair!

- Tenho de sair virgula, temos de sair, os dois, o eu normal e tu, eu crítico

- A fome já não me deixa ser crítico.

- Que fome, que nada, hoje comemos arroz com feijão

- E ontem, e ante-ontem e

- Deixa que te interrompa, ontem foi feijão com arroz

- Muito engraçado, deixemo-nos disto, achas que consegues ir até ao Supermercado da esquina?

- Acho que sim…são só alguns metros. E podia até comprar legumes. Vamos lá.

Visto o casaco e saio. Está frio e não vejo ninguém na rua. Há luz no Supermercado que as montras deixam que se espalhe pela rua. Lá há calor e comida. Apresso o passo, subo dois degraus e sou barrado pelo Segurança:

- E a máscara?

Olho e vejo que ele está de máscara, atrás dele, as meninas e senhoras nas Caixas e os clientes estão todos com máscara. Não se vê se sorriem. O Segurança, pelas sobrancelhas franzidas não parece estar a sorrir, antes pelo contrário, parece bem zangado.

- Posso subir a gola e tapar a boca?

- Não!

- Mas para comprar uma máscara teria de entrar…

Ele permanece inamovível à minha frente. Quase salivava a pensar nos legumes e fruta, ah, fruta.

Vou ter de voltar a casa sem nada e talvez costurar uma máscara

- “Ei, senhor pode ficar com esta”

Olho e uma senhora de idade está a estender-me uma máscara nova. Acredito que sorri face aos seus olhos doces.

Estamos salvos. Coloco a máscara, o Segurança afasta-se para me deixar entrar, junto-me a eles.

8 comentários:

  1. Gostei de ler. Será que agora perde a fobia?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Depois de tanto esforço ainda bem que surgiu uma alma caridosa.
    Gostei!
    Ontem fui a Ourém para levar o carro à inspeção, quando ia a atravessar a cidade verifiquei que me tinha esquecido da máscara mas logo ali havia uma farmácia com o lugar vazio. Coloquei o lenço do pescoço na boca, entrei, comprei a máscara por 20 cêntimos e salvou-se a honra do convento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de ler, Gábi. É um bom exemplo do que é a bondade inteligente.

    Um abraço :)

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante. E acabam-se as fobias!:)
    --
    Coisas de uma Vida
    -
    Beijo, e uma excelente noite...

    ResponderEliminar
  5. Sabe como é que dizia o meu padrinho?
    Falar de mim para comim :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Este texto fez-me recordar um caso que se passou comigo mesmo, há poucas semanas atrás, quando já todos ia-mos estando tão habituados quanto fartos do uso de máscara, eis que entrei num supermercado tendo deixado a mascara esquecida no carro. E após várias voltas por todos os corredores do estabelecimento comercial em causa, sem jamais me ter apercebido da falta da máscara, nem tendo notado alguém a olhar para mim de forma estranha e menos ainda critica, estava já na fila da caixa de pagamento, quando vinda da fila ao lado uma simpática jovem se me dirigiu e num tom de vós, por assim dizer, intimista, como para que se mais ninguém a pudesse escutar, inquisitivamente me disse: "então e a máscara?". Imediatamente joguei as mãos à cabeça e comecei a procurar uma máscara na mochila que carregava às costas, só que tão pouco na mochila me restava já mascara alguma das que lá colocara dias antes, mas então um senhor de aparente origem asiática (India, Paquistão, Nepal ou por aí) me ofereceu uma máscara do saco que abriu ainda antes mesmo de o pagar. Eu inicialmente recusei dizendo que eu mesmo iria buscar um saco de máscaras equivalente ao dele, mas ele insistiu e eu acabei por aceitar, mas não sem terminar por ir buscar máscaras para mim também e com o senhor asiático já no final do pagamento da sua conta ainda me dirigi ao mesmo para lhe "pagar" o generoso favor, o que o mesmo com um encolher de ombros me agradeceu _ no caso tendo-me também eu "juntado a eles"! ;-)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei contente por saber que o que imaginei de certa forma acontece, como a boa vontade/bondade na Farmácia a que foi a Rosa dos Ventos e agora neste Supermercado, o Victor Barão, precisamos todos de gestos assim

    ResponderEliminar