quinta-feira, outubro 22, 2020

Post 7755 - CNEC 51/23, 2/10 - Setenta anos

 

“Desculpe, mas o Sr. não pode entrar sem máscara”

O funcionário do Café queria ser assertivo, mas o cliente, um homem com setenta anos, cabelo e barba grisalhos e fato cinzento, não parecia estar a ouvi-lo.

Lá dentro dividiram-se as opiniões, entre os que se indignavam, em minoria, e os que audívelmente clamavam: “deixe lá o senhor”.

“Deixar, não deixo nada, depois vêm as multas e ainda perco o emprego”.

Entretanto, o senhor apercebeu-se do que se passava. Da algibeira do casaco tirou uma máscara cirúrgica descartável (que já deveria ter sido descartada há algum tempo) e colocou-a: “Desculpe” disse para o funcionário, “Esqueci-me”. Este, baixou a cabeça e com um leve aceno, consentiu em desculpá-lo, recuando depois para trás do balcão.

A máscara voltou para a algibeira assim que o novo cliente se sentou numa mesa livre e pediu um café.

A ordem tinha sido reposta…até que alguém tossiu. E era o mesmo personagem, que ao invés de tossir para o cotovelo, colocou a mão à frente da boca quando o fez. Fez‑se um estranho silêncio em que apenas ele não pareceu reparar. Dois ou três pediram a conta, os demais saltaram mesmo das respectivas mesas para irem pagar na Caixa.

Pouco depois o Café ficava vazio. Apenas o funcionário e o cliente, que não voltou a tossir e parecia o satisfeito possuidor de um segredo feliz.

Enquanto limpava as mesas decidiu o funcionário que ia levar aquilo de uma forma positiva e agradecer aos deuses a breve pausa no atendimento, antes da nova vaga de clients invadir as mesas vazias.

2 comentários:

  1. Real ou ficção, é "prato do dia" nos tempos que correm. Pessoas sem cuidado, que facilitam pondo em causa a sua segurança e a dos outros. O senhor com 70 ou com 20 anos, a idade não é relevante, tem de ter consciência por ele e pelos outros.

    ResponderEliminar
  2. Já Jean-Paul Sartre sabia que o INFERNO eram os outros.
    Eu concordo e acrescento que o tenho mais receio dos "outros" do que da Covid-19.

    ResponderEliminar