segunda-feira, junho 22, 2020

Post 7588 - Livros 2020 (54) Fica comigo de de Ayóbámi Adébáyò



Bertrand.pt - Fica Comigo

Fica comigo de de Ayóbámi Adébáyò

Sinopse, Críticas e Biografia na capa e contracapa

"Yejide e Akin estão casados desde os tempos de faculdade, onde se conheceram e apaixonaram. Agora, decorridos vários anos, Yejide espera por um milagre: uma criança. É o que o seu marido quer, e o que a sociedade espera dela — e, entre consultas de fertilidade, curandeiros e tisanas, Yejide tem feito tudo o que pode para consegui-lo. A família de Akin, no entanto, começa a dar sinais de impaciência, e quando sugerem ao jovem casal acolher em casa uma segunda esposa, mais jovem, os dois percebem que terão de encontrar uma solução rapidamente.
Percorrendo os anos turbulentos da Nigéria da década de 1980 até aos nossos dias, Fica Comigo é uma história sobre a fragilidade do amor conjugal e do colapso da família sob o peso exasperante da maternidade, bem como da contradição de valores que coexistem no interior de uma mesma sociedade.


Finalista do Bailey´s Woman Prize for Fiction

«Surpreendente, cativante e verdadeiramente encantador.»
Margaret Atwood

"Ao mesmo tempo, uma parábola sobre orgulho e traição, e um retrato profundamente actual e comovente de um casamento" The New York Times
"Adébáyò desvela com clareza e talento as diferentes camadas da verdade" The Times
Livro do ano para San Francisco Chronicle, The Economist, Huffington Post, The New York Times
"Adébáyò é uma escritora notável que escreve com genuína sabedoria sobre o amor, a perda e a possibilidade de redenção" The New York Times
"Uma demonstração brilhante e generosa do espírito feminino. Adébáyò tem um estilo profundamente contemporâneo carregado com a sua marca" The Guardian
"Um triungo elegante e sem sentimentalismos...Uma história realmente complexa e humana, parte observação psicológica, parte estudo social." Financial Times
"Transita do passado para o presente num cenário de política, crime e tumulto civil, escrito com uma intensidade operática que recorda Os Dias do Abandono de Elena Ferrante". The San Francisco Chronicle
"Um triunfo" Chicago Tribune
"Um verdadeiro murro no estômago" Daily Mail

Ayòbámi Adébáyò nasceu em 1988 em Lagos, na Nigéria. As suas histórias apareceram em várias revistas e antologias. É bacharel e mestre em Literatura em Inglês da Universidade Obafemi Awolowo, na Nigéria. Tem também um mestrado em Escrita Criativa da Universidade de East Anglia, onde recebeu uma Bolsa Internacional de Escrita Criativa. Trabalha como editora de ficção para a Revista Saraba. Fica Comigo é o seu primeiro livro."

Talvez o melhor livro que ali este ano, decididamente um dos melhores. Prendeu-me e surpreendeu-me. Está muito bem escrito. As suas personagens, emoções, e decisões, e o seu mundo aparecem-me como reais. E surpreendeu-me mais do que uma vez com o que nos vai revelando. Gostei muito deste livro.

5 comentários:

  1. Acredito que seja um livro muito sedutor de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Prende-nos e acho que nos ensina também
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais uma sugestão que registo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma história muito baseada no real!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Gabi, tu gostaste e eu fiquei super curiosa.
    "Fica comigo", anotado!
    Beijo.

    ResponderEliminar