sábado, maio 09, 2020

Post 7495 - Ficou bem (nem sei como, mas tive sorte) Receita de Pizza

Quem esteve atento terá visto a 1ª fotografia da bolinha de massa, ou seja, esta:


- 55 ml (ou o que me pareceu que seriam 55 ml) de água com meia colher de café de açúcar e o femento vivo em pedacinhos que dissolvi e depois juntei a 100 gramas da farinha 55, uma colher de chá de azeite e no final quase me esquecia meia colher de café de sal.
- cerca de 40 minutos depois duplicou de tamanho:


- Fiz a dobra ou algo assim, puxando dos lados e voltando e deixei ficar a massa mais cerca de vinte minutos, depois farinha no balcão e com o rolo da massa estendi-a, coloquei-a na forma disponível (a parte de baixo para torta) e foi para o forno no máximo, cerca de cinco minutos ou um pouco mais para alourar, picando antes a massa.
- Entretanto fui fazer o molho de tomate, misturando duas receitas e usando o que tinha na cozinha:
- numa panela azeite, manteiga a derreter, cebola e alho picados, um tomate sem pele nem sementes, polpa de tomate, tomate triturado, pimenta, manjericão, óregãos, e açúcar;


 - E fui providenciando o recheio (talvez tenha exagerado) pimento verde, pimento vermelho, bacon, chouriço, queijo limiano e fiambre além do queijo mozarela ralado;

 - A seguir tirei a massa do forno, coloquei o molho de tomate que ficara a arrefecer, o queijo mozarella, e os restantes ingredientes e foi para o forno por dez minutos ou um pouco mais

E aqui está o resultado final:


14 comentários:

  1. Hmmmm. Aparência tri legal!!!Bem bom,fiquei com vontade! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso. Tinha visto a 1.ª foto. Não tinha visto as demais. Ficou, pelo menos de aspecto visual, maravilhoso

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Tive sorte e ficou boa! (mas é mais fácil encomendar)
    uma boa noite :)

    ResponderEliminar
  4. Qual sorte Gábi? Isso são os frutos de muita prática, muita experiência.
    Já estás uma Chef de mão cheia. Parabéns. O aspecto é delicioso.
    Já eu compro-as congeladas. Longe vão os tempos em que cozinhar, para mim, era um prazer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez possa aprender contigo uns pratos do Alentejo e quando passar o Covid cozinhar para ti :) A minha mãe gostava de açordas e acho que terá aprendido a gostar com o pai, avó e tias Alentejanos. Nesta pizza que foi a 1ª acho que tive sorte mesmo :)
      um beijinho e um bom Domingo

      Eliminar
  5. Parabéns!
    Tem aspeto de estar muito saborosa e um reforço desses de licopeno
    é muito saudável, em especial para os cavalheiros...
    Beijinho
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. Hmmmm, deu água na boca. Adoro pizza! Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Ola Gabi!
    Gosto do aspecto da tua 1ª pizza. Deve ter ficado super saborosa.
    Na cozinha atinge-se o bom depois de muitas experiências falhadas. Não desistas.
    Nunca fiz pizza. É realmente prático encomendar... A minha preferida é a «camponesa», massa fofo, da Pizza Hut. Uma vez por outra, não faz mal a ninguém.
    Beijo e bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  8. Também me parece que é mais fácil encomendar :) e acho que gosto de todas da Pizza Hut
    um beijinho e obrigada

    ResponderEliminar