sexta-feira, março 01, 2019

Post 7011 - Desafio de Escrita 2/10



Num momento: antes é um mundo perdido

Se não se mexesse, se pensassem que estava a dormir, seria como se nada tivesse acontecido. Como das outras vezes. A mãe viria acordá-lo da manhã e depois de lavar‑se e tomar o pequeno-almoço que ela teria pronto, sairia para a escola sem quase falar com ela.
Nos dias seguintes, e à medida que o tempo passasse, seria como se nada tivesse acontecido.              Dali a mais algum tempo poderia mesmo pôr-se a pensar se não o teria sonhado, um pesadelo que lhe parecera real, como acontece com os maus sonhos enquanto estamos a dormir, mas que o não era.
As vozes altas pareciam-lhe mais longe depois de tapar a cabeça com a manta até que acabou por adormecer sem dar conta.
Mas naquela manhã a mãe não o veio acordar.
Acordou sozinho numa quietude estranha. A luz entrava pelas persianas mal fechadas. Não sentia o cheiro de café e o silêncio pesava.
Levantou-se, receoso mesmo do som da sua própria voz. Só por isso não chamou pela mãe.
Atravessou a porta do quarto entreaberta, habituando-se à pouca luz na cozinha, pouco a pouco apercebendo-se que ali não estava sozinho.
O pai estava sentado num banco com a cabeça entre os braços apoiados na mesa. Fez algum ruído ao esbarrar noutro banco e o pai virou-se para ele. Parecia que olhando para ele não o via. Mas devia estar a vê-lo porque depois falou alto: "o que é que eu fiz". A seguir voltou a esconder o rosto nos braços mas o seu corpo foi sacudido por estremecimentos. Percebeu que o pai estava a chorar.
Não podia mais fazer de conta que nada tinha sucedido. Soube nesse momento que nunca mais ia ver a sua mãe. Foi quando começou a gritar por ela.


2 comentários:

  1. Este texto toca-me um pouco. Toca no sentido que me revi na parte de que: "Soube nesse momento que nunca mais ia ver a sua mãe". Quando na vida real já se passou pela morte de alguém que é o pilar da nossa vida, ainda que a vida continue, existe um vazio que ficará para sempre colado a nós quer queiramos quer não. É o tal grito, de grito sonoro passa a ser grito silencioso. Todos os dias e mais algum.

    Beijinho para esse lado.

    ResponderEliminar