quinta-feira, janeiro 10, 2019

Post 6969 - Livros 2019 (9) Balada do Café Triste de Carson McCullers

Balada do Café Triste de Carson McCullers (r)

A Balada do Café Triste


Na contracapa:
"A Balada do Café Triste narra o encontro, num pequeno povoado norte-americano, de Miss Amélia, um corcunda que se afirma vagamente seu primo e um condenado, Marvin Macy, que regressa da prisão para se vingar de um repúdio antigo. A particular sensibilidade de Carson McCullers transforma magicamente este encontro de paixões numa história bela, estranha e nostálgica que termina com um combate entre Miss Amélia e MAcy no café que depois disso permanecerá para sempre triste.
Escrito em 1951, dezasseis anos antes da sua morte voluntária, este livro de Carson McCulers foi considerado por Tennessee Williams uma das obras-primas em prosa da língua inglesa. Nele, Carson McCuulers, mostra as razões as razões que levaram José Rodrigues Miguéis, tradutor de alguma das suas obras, a considerá-la o caso mais impressionante da actual literatura norte-americana."

No site da Wook, sobre o livro:
"Numa pequena povoação no Sul profundo dos Estados Unidos, Carson McCullers dá-nos a conhecer um trio de personagens pouco convencional. Miss Amelia Evans foi casada durante dez dias com Marvin Macy, o homem mais bem-parecido mas com o caráter mais instável da povoação, e desde aí tem estado sozinha à frente do seu próprio destino. Até um dia chegar à terra um anão corcunda que se afirma seu primo, roubando-lhe o coração e transformando a sua loja num café cheio de vida. Mas quando o marido rejeitado regressa ao fim de vários anos, inicia-se um estranho triângulo amoroso - e a vida no café nunca mais voltará a ser a mesma…"
E sobre a autora:
"Carson McCullers nasceu na Georgia em 1917 e começou a escrever desde muito cedo. Com apenas 23 anos publicou O Coração É Um Caçador Solitário (1940), um livro muito bem recebido pelo público e pela crítica, que foi adaptado ao cinema e ao teatro e recentemente eleito um dos 100 melhores romances do século XX. No ano seguinte, saiu Reflexos Num Olho Dourado, que viria a ser imortalizado pelo filme com o mesmo título, realizado por John Huston e protagonizado por Marlon Brando e Elizabeth Taylor. Ambos os romances encontram-se publicados pela Presença nesta coleção. A extensa bibliografia da autora inclui ainda outros títulos que ficaram célebres, como The Member of the Wedding (1946) e A Balada do Café Triste (1951). 
Carson McCullers morreu em Nova Iorque em 1967."

Sobre a autora em site do DN aqui
Carson McCullers, nascida a 19 de fevereiro de 1917, casou-se duas vezes com o mesmo homem, numa história que acabou em deceção e tragédia - ela optou por não cumprir o pacto de suicídio estabelecido entre ambos e ele, Reese McCullers, acabou mesmo por morrer num quarto de hotel parisiense, em 1953. A escritora manteve intensas e públicas paixões por outras mulheres, com destaque para a obsessão que a ligou à fotógrafa suíça Annemarie Schwarzenbach (1908-1942), mas, de acordo com as suas diferentes biógrafas, nunca consumou sexualmente nenhuma dessas atrações. Foi vítima de doenças sérias - da febre reumática ao alcoolismo -, que lhe custaram uma paralisia total do lado esquerdo do corpo, nos últimos vinte anos que viveu. Escreveu isto: "Quero ser capaz de continuar a escrever, doente ou com a saúde, até porque a minha saúde depende em absoluto de continuar a escrever. Os médicos decidiram que é preciso amputar a minha perna afetada. Só não o fizeram de imediato porque os hospitais estão cheios. É por isso que todas as noites, quando me sento a escrever, amaldiçoo os médicos por me fazerem esperar e amaldiçoo a minha perna por me doer tanto."

Li-o há muitos anos porque gostei muito de O Coração é um Caçador Solitário da mesma autora.

Na altura em que o li, ligava muito às histórias e não aderi a estes personagens, não me identifiquei com eles, nem os percebi. Desta vez, adorei o livro! Por estar tão bem escrito, pela forma como nos conta a história, o ambiente, os personagens (posso não me identificar com eles, mas acho que os percebi e posso identificar-me com as emoções).

10 comentários:

  1. Li Balada do Café Triste de Carson McCullers como também O Coração É Um Caçador Solitário e Reflexos Num Olho Dourado e vou procurar um outro, do qual não me lembra o nome, embora o tenha tido nas mãos ainda há pouco tempo.

    Ainda tenho esses romances, assim como um livro de viagens da Annemarie Schwarzenbach.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada da autora. Obrigado pela dica
    Às voltas com a recuperação da cirurgia ao olho e com uma tosse que ameaça fazer-me explodir, peço desculpa pela ausência.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais muito obrigado pela informação do filme, já não conseguimos apanhar na tv, mas iremos procurar noutra plataforma:-)
    Quanto a este livro e ao "Coração Caçador Solitário", li-os na época, quando saiu a edição da Relógio d'Água, o que me levou a ler o outro livro da Carson, que entretanto foi editado pelo Círculo de Leitores. Ela é uma escritora espantosa e a história da sua vida dava um belo filme.
    Aproveito para referir que "A Balada do Café Triste" foi levado ao cinema, tendo a Vanessa Redgrave dado corpo e rosto a Miss Amélia. O título do filme em português, foi baptizado de "A Balada das Paixões" / "The Ballad of the Sad Café", o realizador foi o Simon Callow, mais conhecido como actor e que no século passado tinha um programa sobre literatura na BBC, que era exibido no nosso país quando o 2º canal conhecia a cultura.
    Beijinho e muito obrigado pela informação:-)
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi o filme mas gostaria muito de o ver, vou procurá-lo, obrigada
      um beijinho

      Eliminar
  4. Nao conheço sequer o autor mas ando muito entusiasmada com as minhas leituras!

    Abraço

    ResponderEliminar