quinta-feira, maio 03, 2018

Post 6671 - O que é uma Crónica

Visto aqui:
"A Cronica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crónicas tratam de acontecimentos corriqueiros do quotidiano. Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto. (...) Segundo o professor e crítico literário Antônio Cândido, em seu artigo “A vida ao rés-do-chão” (1980):
A crônica não é um “gênero maior”. Não se imagina uma literatura feita de grandes cronistas, que lhe dessem o brilho universal dos grandes romancistas, dramaturgos e poetas. Nem se pensaria em atribuir o Prêmio Nobel a um cronista, por melhor que fosse. Portanto, parece mesmo que a crônica é um gênero menor. “Graças a Deus”, seria o caso de dizer, porque sendo assim ela fica mais perto de nós. E para muitos pode servir de caminho não apenas para a vida, que ela serve de perto, mas para a literatura (...).
(...) Ora, a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas. Em lugar de oferecer um cenário excelso, numa revoada de adjetivos e períodos candentes, pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singularidade insuspeitadas. Ela é amiga da verdade e da poesia nas suas formas mais diretas e também nas suas formas mais fantásticas, sobretudo porque quase sempre utiliza o humor. Isto acontece porque não tem pretensões a durar, uma vez que é filha do jornal e da era da máquina, onde tudo acaba tão depressa. Ela não foi feita originalmente para o livro, mas para essa publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha.”
Nesse trecho tão esclarecedor podemos destacar características fundamentais sobre a crónica, por exemplo, a aproximação com o público, na medida em que contém uma linguagem mais directa e despretensiosa. Ao mesmo tempo que é marcada notadamente pelo tempo, ou seja, pela curta duração que possui esse tipo de texto. A crónica foi inicialmente desenvolvida com carácter histórico (as crônicas históricas). Elas relatavam desde o século XV fatos históricos (reais ou fictícios) ou acontecimentos cotidianos (sucessão cronológica), algumas com toque de humor. Mais tarde, esse tipo de texto despretensioso foi se aproximando do público e conquistando os leitores mundo afora. Hoje, esse fato é confirmado pela enorme difusão das crónicas, sobretudo nos meios de comunicação. Principais Características: Narrativa curta; Linguagem simples e coloquial; Poucos personagens, se houver; Espaço reduzido; Acontecimentos quotidianos Tipo de Crónica Embora seja um texto que faz parte do género narrativo, (com enredo, foco narrativo, personagens, tempo e espaço) há diversos tipos de crónicas que exploram outros géneros textuais. Podemos destacar a crónica descritiva e a crónica dissertativa. Além delas, temos: a Crónica Jornalística (a mais comum das crónicas da actualidade são as crónicas chamadas de “crónicas jornalísticas” produzidas para os meios de comunicação, onde utilizam temas da actualidade para fazerem reflexões. Aproxima-se da crónica dissertativa) a Crónica Histórica (marcada por relatar fatos ou acontecimentos históricos, com personagens, tempo e espaço definidos. Aproxima-se da crónica narrativa); a Crónica Humorística (este tipo de crónica apela para o humor como forma de entreter o público, ao mesmo tempo que utiliza da ironia e do humor como ferramenta essencial para criticar alguns aspectos seja da sociedade, política, cultura, economia, etc.). Importante destacar que muitas crónicas podem ser formadas por dois ou mais tipos, por exemplo: uma crôónica jornalística e humorística.

2 comentários:

  1. A professora de literatura explicou isso à pouco tempo.
    Abraço e bom fds

    ResponderEliminar
  2. No novo desafio de escrita tenho de escrever uma mini-crónica
    um beijinho, obrigada e uma boa semana

    ResponderEliminar