quinta-feira, junho 08, 2017

Post 6249 Desafio de Escrita 3/10 O Professor


Conseguira finalmente uma colocação. Desde a licenciatura só conseguia dar explicações. Tinha planeado dar aulas de matemática que sempre vira como a sua vocação, mas no final do curso a sua média não fora das melhores.
Não lhe deram muito tempo. Tratava-se de uma substituição – um colega que desaparecera sem justificação, e a escola ficava em Vila-Rã, em Trás-os-Montes onde nunca tinha estado.
Pelo telefone arranjou quarto numa pensão. Depois apanhou o combóio e de seguida um táxi – informaram-no na estação que para Vila-Rã não havia carreiras, só de táxi.
Quando finalmente chegou era já de noite. Pareceu-lhe uma localidade pequena. Alguns candeeiros iluminavam parcamente a avenida principal,  que aliás parecia ser a única rua, onde ficava a pensão e logo após a escola. E ele a pensar que a actual politica governamental era a de centralização do ensino em grandes agrupamentos escolares. Estava tudo fechado, não pôde jantar.
Na manhã seguinte acordou cedo, tomou um pequeno-almoço apressado na sala vazia e foi apresentar-se.
Não viu crianças ou adolescentes no caminho ou na escola. Entrou e pareceu-lhe tudo anormalmente silencioso. Era um edifício antigo, com tectos altos, corredores estreitos e escadas com degraus inclinados. Subiu por essas escadas e pareceu-lhe ter visto uma raiz quadrada a espreitá-lo por uma porta entre-aberta. Fez que não era nada com ele, enquanto se dirigia para a Secretaria. Lá dentro, atrás de uma secretária um infinitesimal fingia-se ocupado a desenhar gráficos.
 Esperou pacientemente até que interrompesse o que estava a fazer e viesse falar com ele. Tudo lhe parecia de repente bem estranho, Lembrou-se do desaparecimento “sem justificação” do anterior colega.
Quando viu que ele não iria desistir, o funcionário levantou-se vagarosamente e veio na sua direcção.
Afinal tinha havido um engano e iria ficar com um horário zero.
Ou desapareceria também sem justificação...



11 comentários:

  1. Mais um excelente texto que adorei ler.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O ilustre professor
    Que é mestre por excelência
    Fica com pouca evidência
    Neste cenário de horror

    Onde a aula tem valor
    Só a alguns. A ciência
    De ensinar, pela ausência
    De atenção, vai com for

    O ir desse vai na valsa,
    E tempo por passar passa
    Com o mestre no anonimato.

    Parece loucura falsa
    Ou uma certa pirraça
    Contra o saber. É um fato.

    Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é que deveria ser o post!
      um beijinho Laerte

      Eliminar
  3. E se não fosse a limitação de palavras iria aprofundá-lo... :)

    ResponderEliminar
  4. Aprofunda sim! Porque vale a pena: é - e será mais ainda- uma bela história. beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Talvez o vá fazer então :) obrigada
    e um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Após ter visto meia dezena de vezes: "Dona-Redonda" nas estatísticas do meu "Receber e Dar", não podia mais deixar de indagar acerca do "Dona-Redonda", o que se resume a ter vindo descobrir este magnifico espaço. Desde logo magnifico, para além do mais, pela prosa que por aqui já constatei, a começar ou a terminar logo no texto acima. E como se isso não bastasse ainda aqui encontrei as mais diversas referências literárias, o que para alguém como eu que até há cerca de três o quatro anos atrás era um ávido leitor, devorador de livros, enquanto algo com o que por diversos motivos e razões cortei quase literalmente _ cuja uma dessas razões passa pelo facto de que durante anos interiorizei (li e escutei) mais do que exteriorizei (escrevi ou falei), levando a que por qualquer compensatório automatismo tenha passado a necessitar exteriorizar (escrever) mais do que interiorizar (ler); ao que então sim se adicionaram factores mais prosaicos, como o facto de na minha actividade laboral/profissional o vencimento ser o mesmo há mais de década e meia, o que com a (quase) constante e não raro brutal inflação se pode imaginar que o "pilin" cada vez chega para menos e a literatura, inclusive o simples jornal diário foram alguns dos "luxos" sacrificados. Pelo que não sendo via aqui o "Dona-Redonda" que me vou actualizar literariamente, do ponto de vista de aquisição e leitura de novas obras presentes no mercado, mas ao menos já constatei que posso ter noção dalguns dos títulos em circulação, incluindo acima de tudo o prazer de entre outros ler textos como: "...Desafio de Escrita 3/10 O Professor".
    Por tudo isso já sou fã e seguidor.
    Parabéns, com pedido de perdão pela longa retórica! :|
    Desejo um bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui responder lá e agora também vou responder aqui, nada há a perdoar, gostei da longa retórica, obrigada pelas palavras :) gostei muito do que vi no Receber e Dar, já está na minha lista de blogues para o poder seguir :)
      um beijinho e uma boa semana
      Gábi

      Eliminar
    2. No caso, múltipla e humilde gratidão a minha.
      Beijo e muitas felicidades
      VB

      Eliminar