sexta-feira, abril 28, 2017

Post 6182

Graças a este post no blogue delito de opinião encontrei esta


Petição Contra o Abate do cão Rottweiler que atacou uma criança em Matosinhos

(e se agora tenho, digamos um grande respeito, pronto pode ser medo mesmo, de cães a ladrarem com ar agressivo, em criança tinha quase pânico)

Porque como consta desta petição
"A petição não visa de maneira nenhuma desconsiderar o ataque feito pelo cão, que como noticiado nos órgãos de comunicação social, teve efeitos graves no estado físico e certamente emocional da criança atacada, bem como dos seus pais. Situações destas constituem motivo de trauma profundo emocional e em alguns casos resultam em danos físicos gravíssimos. 

É por isso inaceitável que por receio de animais sem trela ou sem açaime e por receio de eventuais ataques, pessoas (acompanhadas ou não de animais de estimação) se vejam obrigadas a abandonar a via pública vendo-se privadas do seu direito de frequentar parques ou outras zonas públicas. Qualquer pessoa tem o direito de frequentar espaços públicos ou de passear o seu animal de estimação sem se sentir intimidada ou sem sentir que a sua vida e a vida do seu animal de estimação correm perigo. Posto isto, a petição defende que qualquer pessoa tem o direito de frequentar espaços públicos sem se sentir incomodada pela presença de animais sem trela ou sem açaime (nos casos devidos). 
É também inadmissível que pessoas ou animais que se encontrem na via pública experienciem situações de perigo contra a sua integridade física e emocional devido a comportamentos de risco ou negligentes da parte dos donos dos animais que passeiam os seus animais sem trela (ou açaime nos devidos casos). 
A petição defende portanto que os donos de animais que não cumprem a lei sejam devidamente punidos como estipulado pela lei. 


A petição defende assim que o animal seja entregue ao cuidado de entidades/associações/ pessoas que se comprometam e se disponham a ajudar o animal a reabilitar-se, dando-lhe ajuda técnica positiva e especializada na sua reeducação e no seu comportamento. 

A petição relembra o quão importante é os donos dos cães cumprirem o estipulado na lei e nas regras de boa cidadania. É imprescindível que os donos dos animais sejam responsáveis não só pelo bem estar do animal, mas que também sejam responsáveis no cumprimento do uso de trela em via pública para prevenir eventuais acidentes que ponham em risco outras pessoas (ataque ou tentativa de ataque), outros animais (lutas territoriais, mecanismo de defesa, ansiedade ou desentendimento súbito) ou o próprio animal em questão (risco de ser atropelado, risco de fugir, etc) e que sejam responsáveis quanto ao uso de açaime (nos casos devidos)."

8 comentários:

  1. As leis são para serem cumpridas!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo e nós fazemos (a Assembleia e o Governo mais exactamente) as leis
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. As leis é para ser cumpridas.
    Tenho pena de cães violentos porque sempre acho que foi educado para ser agressivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois esse poderá ser o problema, não ter sido bem criado...
      um beijinho

      Eliminar
  4. O problema é achar que a dita liberdade adquirida com o 25 de abril permite que possa atiçar um cão quando está a incomodado.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não me parece que possa ser alguma vez permitido AvoGi...
      um beijinho

      Eliminar