quarta-feira, março 01, 2017

Post 6071 Email recebido da Biblioteca de S. João da Madeira


POETAS HOMENAGEADOS
ANTÓNIO ALEIXO
António Aleixo nasceu em Vila Real de Santo António, em 1899. Foi umpoeta popular português celebrizado pela sua ironia e pela crítica social. É também recordado por ter sido um homem simples, humilde e semi-analfabeto que deixou como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

ANTÓNIO TORRADO
António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é um contador de histórias por excelência. Tem mais de 120 livros publicados, onde sobressai a produção literária para crianças.

CLAUDIA R. SAMPAIO
Cláudia R. Sampaio nasceu em 1981, em Lisboa. Em 2014 publicou o seu primeiro livro de poesia, “Os dias da corja” (Do Lado Esquerdo), seguindo-se “A primeira urina da manhã” (Douda Correria) em 2015. Desde então, tem colaborado em várias revistas e antologias de poesia. Vive em Lisboa com as suas duas gatas.

EGITO GONÇALVES
Egito Gonçalves nasceu em Matosinhos, em 1922. Começou a publicar livros de poesia na década de 1950. Esteve ligado a algumas revistas de poesia que fundou ou dirigiu. Poeta e tradutor, desempenhou um grande papel na animação cultural e literária do Porto. Foi um dos fundadores do Teatro Experimental do Porto.

JOAQUIM PESSOA
Joaquim Pessoa nasceu no Barreiro em 1948. Poeta, artista plástico, publicitário e estudioso de arte pré-histórica, publicou mais de 27 livros, nomeadamente, “Ano Comum” e “O Poeta Enamorado”. Foi premiado três vezes pela sua obra. Conta com mais de 600 recitais da sua poesia, realizados em Portugal e no estrangeiro.

OLINDA BEJA
Olinda Beja nasceu em São Tomé e Príncipe, em 1946. Poeta e narradora, publicou vários livros, nomeadamente, “Bô Tendê?” (poemas), 15 dias de regresso (romance), e “Pé-de-perfume” (contos). As suas obras têm sido objeto de estudo em várias universidades, nomeadamente, no Brasil, Inglaterra, Alemanha, França, África do Sul.

4 comentários:

  1. Gábi, que pena ser tão longe.
    Participo e frequento tertúlias de poesia, não são à mesa, mas são boas também :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Vou tentar acompanhar as iniciativas desta semana de poesia
      um beijinho

      Eliminar