segunda-feira, janeiro 09, 2017

Post 5982 Livros 2017 (6) A Mulher-Raposa de David Garnett

A Mulher-Raposa de David Garnett

Image result for A Mulher-Raposa de David Garnett


A transformação de Mrs Tebrick em raposa. 
Não nos é explicado porque aconteceu e contraditoriamente parece ser tudo tratado e analisado com grande  normalidade quanto aos sentimentos e reacções que suscita.
Lembrou-me a Metamorfose de Kafka.
Na contracapa do livro que o antecede:
"O autor de A Mulher-Raposa, David Garnett, é um dos grandes nomes da literatura inglesa contemporânea. Pertencente a uma família de escritores que é ilustre pela acção cultural desenvolvida no seu país, David Garnett não desmereceu dos seus maiores, e criou uma personalidade e um estilo inconfundíveis, A Mulher-Raposa é uma pequena obra-prima, um romance apaixonante. História Fantástica? Subtil análise psicológica de uma alucinação? Delicado romance de amor? Angústiosa tragédia? Uma narrativa contada com a maior naturalidade, com uma humaníssima  compreensão? A Mulher-Raposa é simultaneamente tudo isso. E o leitor emocionado viverá a tragédia daquele excelente homem cuja esposa bem amada se transformou...em raposa."


"Não são assim tão raros os acontecimentos maravilhosos e sobrenaturais; sucedem apenas de forma irregular. Pode haver um século sem prodígios de que se fale, para surgirem, quando menos se espera, em abundância: monstros de toda a espécie cobrem de súbito a terra, cometas iluminam os céus, eclipses aterram a Natureza, cai uma chuva de meteoros, enquanto as sereias e as ninfas tecem os seus enredos, as serpentes do mar engolem todos os barcos ao seu alcance, e terríveis cataclismos afligem a Humanidade. 
Mas o estranho caso que vou contar apareceu isolado num mundo hostil, sem apoio, sem nada de semelhante, e é esta, sem dúvida, a razão por que os homens, pouca atenção lhe deram. Porque a súbita mudança de Mrs. Tebrick em raposa é ponto assente que podemos tentar explicar como quisermos."

David Garnett (Brighton, 9.3.1892 - Ontcuq, França, 17.2.1981), escritor editor britânico, membro do grupo de Bloomsbury. Obteve reconhecimento literário quando o seu romance A Mulher-Raposa (lady in to Fox no original) foi agraciado em 1922 com o prémio James Tait Black Memorial de ficção.

8 comentários:

  1. Acho que seria leitura do meu agrado.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É sim, mas gostei mais do de Tibor Déry, Um Enterro Singular e de Um Drama na Sardenha de Paride Rombi
      um beijinho

      Eliminar
  3. Respostas
    1. :) acho que não gostaria nem de uma de outra, embora quanto à raposa, o marido dela que não se transformou em raposa continuou a gostar dela :)

      Eliminar
  4. Dos que li este ano, os que mais gostei foram os de Tibor Déry e o de Paride Rombi,
    um beijinho

    ResponderEliminar