sábado, janeiro 07, 2017

Post 5978 Livros 2017 (4) Enterro na Cidade de Maria Teresa de Miroslav Krleza

Enterro na Cidade de Maria Teresa de Miroslav Krleza (título original Enterrement a Thérèsienbourg)

Image result for Enterro na Cidade de Maria Teresa de Miroslav Krleza


Miroslav Krleza (7/7/1893-29.12.1981) was a leading Croatian writer and a prominent figure in cultural life of both Yugoslav states, the Kingdom (1918-1941) and the Socialist Republic (1945 until his death in 1981). A one time Vice President and General Secretary of the Yugoslav Academy of Sciences and Arts (JAZU) he has often been proclaimed the greatest Croatian writer of the 20th century and beyond.
"Passadas as onze horas da noite, nenhum movimento se ouvia nas ruas da cidade de Maria-Teresa. O guarda-nocturno passava junto da ponte, na praça principal, um cão escuro rondava, ao fundo da álea, na escuridão, por detrás do último candeeiro de gás. Uma mulher, de cabeça envolvido num lenço de sede, atravessava a rua, para ir, provavelmente, à farmácia. Ouviam-se os violinos ciganos do "Capítulo", onde os dragões patuscavam e quebravam copos. Um fiacre a trote ressoava por sobre o asfalto da rua Déak, apressando-se na direcção do "Lírio de Cristal", no extremo da cidade. Na estação, uma locomotiva apitava. Era já tarde; passava da meia-noite."
Uma grande descrição das figuras de uma cidade, à volta do décimo-sétimo regimento imperial e real de Dragões face à visita de oficiais do exército Imperial nipónico, no dia 22 de Maio de 1909.

4 comentários:

  1. Li-o ontem :) Estava a acabar de redigir o post quando surgiu comentário.
    Pareceu-me muito bem escrito mas sem que nos permitisse identificar-nos com alguma personagem e emocionar-nos com o que lhes acontece.

    ResponderEliminar
  2. É, sim :) estou a gostar muito destes livros que consegui arranjar na Festa ou Feira do Livro :)
    um beijinho

    ResponderEliminar