sábado, janeiro 07, 2017

Post 5976 Livros 2017 (3) Às 21,13 de Felix Cucurull

Às 21,13 de Felix Cucurull


Image result for Às 21,13 de Felix Cucurull


Um livro que começa pelo final. O personagem suicida-se. Depois na primeira pessoa vai-nos contar o que foi a sua vida, o que levou àquele acto final (pareceu-me um bocadinho previsível e não gostei tanto deste livro como do que li antes, de Tibor Déry).
"Estava muito escuro. Teve de acender um fósforo para poder as horas. Lançou um olhar em volta: o local que escolhera era totalmente deserto. Só tinha que se deitar; deitar-se e esperar. Sabia o horário. Às 21,13 passaria um comboio. Avançou uns metros... Deitar-se-ia ali, logo a seguir ao sítio onde a linha faz uma curva, o pescoço sobre os carris. De olhos bem fechados, já não precisaria de se esforçar mais. O encarregado da execução seria o maquinista. Deu mais uns passos. Debaixo dos seus pés as travessas começavam a trepidar. Sentiu um arrepio. Talvez...Ainda estava a tempo de voltar atrás. Mas continuar a viver ainda lhe produzia mais pavor. Dobrou as pernas e estendeu as mãos... Enquanto se arrastava, as pedras e os desperdícios de antracite maceravam-lhe os joelhos. Rasgou as palmas das mãos. Completamente estendido, sentiu no pescoço e na barba o frio do aço. Um ruído atroador ensurdeceu-o e fê-lo crispar os dedos sobre a cabeça; ficou, porém, compensado com um eterno silêncio."
Felix Cucurull: escritor e político da Catalunha, Espanha. Nasceu em 1919 e morreu a 4 de Fevereiro de 1996.

5 comentários:

  1. Li um dele há muitos anos, também na colecção Miniatura...

    ResponderEliminar
  2. Chamava-se "O último combate" e ainda o tenho! Fui ver à estante e lá estava...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse não tenho.
      Dos livros que consegui arranjar desta colecção para já o que gostei mais foi o de Tibor Déry e é deste autor que quero encontrar mais livros.

      Eliminar
  3. Confesso que não conheço o autor... mas o livro, parece-me de leitura empolgante...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mais do livro de Tibor Déry
      Obrigada, bom fim-de-semana também
      e um beijinho

      Eliminar