quinta-feira, janeiro 05, 2017

Post 5972 - Livros 2017 (2) Um Enterro Singular de Tibor Déry

Um Enterro Singular de Tibor Déry
Image result for um enterro singular de tibor déry



Adorei este livro que se divide numa novela com o mesmo título e um conto com o título Amor.
Na primeira, temos um homem moribundo que reflecte sobre o que foi a sua vida e a sua mulher frívola mais preocupada com o enterro e o testamento do que em acompanhar e ajudar o marido. No segundo, um preso político que desconhecia a sentença e a razão pela qual é finalmente restituído à liberdade depois de seis anos em que esteve afastado de todos, regressa a casa. Será que a mulher vai estar à sua espera? 
Tibor Déry escreve tão bem que decididamente quero encontrar mais livros deste escritor.
Na Wikipedia
"Tibor Déry (18/10/1894 - 8/18/1977) was a Hungarian writer. In his early years he was a supporter of communism, but after being excluded from the ranks of the Hungarian Communist Party in 1953, he started writing satire on the communist regime in Hungary
Movies: Love, 141 Minutes from the Unfinished Sentence, The Last Manuscript.
Books: Love and Other Stories, Two Women

"B... sentiu vertigens e sentou-se na erva. Disse para consigo que, de qualquer modo, a mulher não o esperava e que tinha tempo para passar uma meia hora na erva. Em frente, por detrás duma vedação, havia uma macieira em flor. B... olhou-a durante um momento, depois levantou-se e aproximou-se da vedação. As flores cor de cera formavam uma massa tão espessa sobre os ramos que mal se via aparecer por detrás o azul carregado e vacilante do céu. Quando se olhava para as flores uma por uma, via-se-lhes no cálice, na base apertada das pétalas, uma espécie de mancha rósea, leve como um sopro, que emprestava a cada corola uma doçura nupcial. As abelhas zumbiam nas flores, traçando no tecido branco das pétalas fios de ouro que tremiam; eram tão numerosas que toda a árvore parecia oscilar como vela ao vento. B..., em pé, ouvia a árvore que zumbia. Entre dois ramos, descobriu um grande pedaço de céu, no qual se destacava, ao longe, uma nuvem espumosa que lhe dava a impressão duma outra macieira em flor, a uma distância inacessivel. Fixava-as com tanta intensidade, a acessível e, ao longe, a incessível, que voltou a sentir vertigens."


10 comentários:

  1. Pois,nunca li nada do autor. Tinha prái uns livrinhos de uma coleção muito parecida com esta, mas eram antigos, não deve ser fácil encontrá-los à venda... ;)

    Beijocas, boas leituras e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegui encontrá-los numa Feira ou Festa do Livro aqui no Porto - gostava de encontrar mais, todos me parecem ser bons livros e estavam com um preço reduzido..
      Obrigada Teté, boas leituras também e bom ano :)
      um beijinho

      Eliminar
  2. Mais uma sugestão para eu registar.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito deste livro, mas não deve ser fácil de encontrar
      um beijinho, obrigada e bom fim-de-semana também

      Eliminar
  3. Sou tão inculta credo...nunca ouvi falar neste escritor.
    Bom fim de semana
    bjos
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então seremos as duas Pinta Roxa, acho que antes de encontrar este livro também nunca tinha ouvido falar dele :)
      Obrigada, bom fim-de-semana também
      e um beijinho

      Eliminar
  4. Muito interessante querida Gábi. Tenho uns livros de Tibor Déry, em italiano creio, pois foi emItália que ouvi falar dele pela primeira vez. Sei que é bom, mas já não me lembro do que li! este livrinho da Miniatura nunca vi! lindo. Acredito que foi um prazer lê-lo! UM beijo e um Bom Ano 2017, cheio de livros!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me é que não haverá à venda em português outros livros dele...talvez vá procurar os seus livros em francês ou inglês ou italiano (mas não acho nada fácil ler ou tentar ler em italiano :)
    Obrigada, Bom Ano também com muitos livros e viagens
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. Mais uma interessante sugestão de leitura... de um autor que não conhecia...
    Mais uma super dica, para ir anotando... na minha lista de livros, e autores para ir procurando...
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito deste livro, este recomendo.
    um beijinho

    ResponderEliminar