quinta-feira, março 24, 2016

Post 5538 - 02/08 Na rua

"Na rua, como pedinte, andrajoso e esfarrapado, mostrava a sua solidão e pobreza, por detrás de uns óculos escuros velhos como o tempo, cego e velho como a sua idade, gelado como as pedras do chão…para quem passava, sem o ver, ele era mais um, mais um pedinte na rua…"
Mas não! Ele tudo via e via o que os outros que passavam não viam, na sua pele de “actor”…”
Via a manhã nascer fria enquanto o sol não descia entre os prédios para aquecer as pedras. Embrulhava-se mais no seu casaco roto enquanto tal não sucedia.
Passavam por si os lojistas que abriam o café e a tabacaria e os fornecedores que vinham deixar bebidas e jornais.
Sentia o cheiro dos pães e bolos mal saíam do forno e da tinta das impressoras meio seca no papel.
Passavam por si apressados todos aqueles que iam para o trabalho, às vezes em curtas paragens para um café e bolo ou na compra do jornal.
Via-os a todos, mas ninguém o via.
Reparava também como não se viam uns aos outros.
Contornavam-se de forma automática em olhares rápidos definidores do outro como um estranho. Excepto nos encontros combinados, ou por sorte, ou por azar, cruzamentos breves em que depois poderiam seguir juntos.
Viu a mulher grávida com a menina que levava à escola. Naquele dia parecia menos preocupada. Talvez tivesse conseguido o trabalho de que andava à procura (tinha-a visto algumas vezes a entrar na agência de emprego). A menina era dos poucos que reparava em si. Primeiro olhara-o fixamente. Depois passou a saudá-lo com um sorriso. Terá falado à mãe dele e também a mãe passou a vê-lo. Naquele dia, a mãe parou para comprar pão, e trouxe-lhe um, ainda quente. Deixou que fosse a menina a oferecer-lhe o pão que ele agradeceu, e depois comeu aos pedacinhos, aquecendo a ponta dos dedos e o coração na dádiva inesperada.
O dia continuava, com alguma acalmia antes do almoço. Chegavam até si os odores da sua preparação, refogados e grelhados. De novo o café era inundado por aqueles que almoçavam o prato do dia. O som das vozes, talheres e louça encheu o ar. Sentiu fome e fraqueza, o estomago colado às costas. Teve sorte depois porque o dono do café o deixou levar algumas sobras. De novo a acalmia. Durante a tarde, vinham alguns, poucos, tomar café ou lanchar. Escurecia. Viu a senhora de idade com uma bengala. Tinha vindo comprar pão, perdeu-se a conversar com uma conhecida e no regresso foi surpreendida pela escuridão dos dias pequenos. Hesitava mesmo o atravessar na passadeira. Ninguém a via. Lembrou-se ele de se aproximar e lhe oferecer o braço. “Sou grande, a mim os carros vêem-me.” O maior receio de ser atropelada ou o tê-lo visto, olhos nos olhos, fê-la confiar. Segurou-se levemente ao seu braço e em passos curtos, e devagar, atravessaram. Viu-a afastar-se ao mesmo ritmo, agarrada à bengala.
Talvez amanhã também ela se encontrasse entre os que o viam.



12 comentários:

  1. A indiferença também "mata".

    Beijos, papoila :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente cada vez mais as pessoas estão indiferentes e vazias de sentimentos para com os outros que as rodeiam.
    desejo-lhe uma Páscoa muito Feliz e rodeada de quem a "veja".
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, já não vou a tempo de desejar uma Páscoa muito Feliz, mas vou desejar uma óptima semana
      um beijinho
      Gábi

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Gostei do texto. Tantas vezes passamos uns pelos outros sem nos vermos...
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) (estou a participar num concurso de escrita e parece-me que muitas vezes fico aquém daquilo que pretendem - também por isso, saber que comentadores que conheço dos seus blogues podem gostar do que escrevo é muito importante)
      um beijinho e uma boa semana
      Gábi

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Obrigada LopesCa :) que pena não vires ao almoço
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar