terça-feira, novembro 10, 2015

Post 5217 3/10 Discurso


Caros colegas, alunos, pais, família e amigos.

Obrigada por terem vindo hoje, mesmo que seja para confirmarem que é desta que não regresso mais à escola.
Olhando para trás, custa-me a crer que já passaram cinquenta anos desde que leccionei a minha primeira aula.
Desde então, pude acompanhar a formação de várias gerações e crer que apesar dos tempos serem difíceis, poderemos esperar tudo dos nossos filhos ou netos, no meu caso.
E por tudo, claro que me refiro a realizações positivas, mesmo entre aqueles que podem ter passado por reprovações e faltas disciplinares, mas que souberam aproveitar as oportunidades na escola.
Durante estes anos tive sempre a grata surpresa e felicidade de reencontrar os meus antigos alunos a exercerem as mais variadas profissões.
Lembro-me por exemplo do dia, em que encontrei o João A como carteirista, que me levou a carteira sem eu reparar, e o João B como policia que o apanhou.
Não pude deixar de reparar com o maior orgulho como os soube ensinar a correr.
Como sabem, apesar de leccionar educação física fui sempre adiando a reforma
Tal só sucede agora, não por não ter há muito o vigor da juventude e os meus olhos me pregarem partidas levando-me a trocar algumas caras e notas,
Ou ter tido também a má-sorte de passar por diversas fracturas em consequências de estranhas quedas – sei que as brincadeiras com as cascas de banana não me eram dirigidas,
Ou pelos constantes adiamentos legais da idade da reforma e redução do valor da pensão
Mas porque eu e a minha Maria ganhámos o euromilhões.
Vamos viajar pelo mundo e no regresso contribuir, sem dúvida, para o desenvolvimento do país, com a criação de novos empregos e investimento na carreira dos colegas e antigos alunos, aqui presentes.
Bem hajam por terem vindo.


2 comentários:

  1. Gábi,

    Demasiado neutro e com as arestas polidas, já sabes que espero sempre o melhor de ti. Gostava que escrevesses poesia de vez em quando para aumentares a versatilidade.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Talvez tente, mas gosto mais de prosa :)
    um beijinho

    ResponderEliminar