segunda-feira, outubro 12, 2015

Post 5150 Capricho e Virtude (1ª e única tentativa porque deixei tudo para o último minuto)

Capricho e Virtude

Tudo isso se passou num outro tempo em que as meninas eram virtuosas, iam à Igreja, aprendiam a obedecer aos pais, depois ao marido, e se deviam dedicar às lides domésticas e à educação dos filhos, com todo o desvelo.
Eduarda era muito bonita e tinha também a inteligência para aprender o que era esperado dela. Cedo se tornou o orgulho dos pais, mas a ela cresceu-lhe a vaidade.
Foi por capricho que naquela terça-feira ficou para trás e não foi como de costume com as amigas para casa.
Seguiu sozinha até à Confeitaria no centro. Abrira recentemente e era muito bem frequentada, até por grupos de senhoras no chá da tarde ou jovens como ela na compra de diferentes e tentadores bolos.
Sentou-se numa mesa perto da janela e pediu o folhado de limão.
Pareceu depois dedicar-lhe toda a atenção. Com a faca e garfo separou e cortou as lâminas de massa, açúcar e limão, em pequeninos pedaços, levou-os vagarosamente à boca e deixou-os derreter.
Sabia que pela montra era visível lá fora a sua figura sentada, meia de lado. O cabelo escuro entrançado e preso, a revelar o alvo pescoço e início do seu peito abraçado pelo vestido amarelo e justo.
Caprichara ainda mais do que habitualmente na roupa e no penteado.
Naquele dia, àquela hora, costuma passar por ali o André, explicador de matemática do seu irmão mais novo e no grupo dos seus conhecidos ou até de desconhecidos, o único que parecia permanecer completamente indiferente aos seus encantos. Passava por lá, para levar os croissants encomendados pela sua mãe. Ficara assim combinado, já que vinha dar a aula e passava pelo centro. Desde que iniciara as explicações há dois meses, não falhava o encargo e cada terça-feira, trazia-os sempre.
Ouviu a porta abrir e pressentiu que seria ele.
Virou ligeiramente o rosto para o poder olhar directamente e representar estar surpreendida com aquele encontro.
Era realmente o André que entrava, mas não vinha sozinho. Com ele entrou também a Ana Maria.
Um pouco mais velha que ela e com uma história bem conhecida na vila. Seduzida por um vendedor de fora, fugiu com ele, da casa dos pais. Regressou meses depois com barriga e os pais acolheram-na, e mais tarde ao neto, que adoravam.
Não foi assim tão bem recebida pelo resto das pessoas, sobretudo pelas senhoras de bem que a maldiziam nas conversas e se calavam quando se aproximava.
Até a sua mãe lhe disse para não conviver com a Ana Maria, como se se pegasse a má sorte de ter sido abandonada.
Eduarda reparou que o André segurava a porta para que ela entrasse e que se olhavam os dois nos olhos com o enleio que ela queria ver nele, mas dirigido a si.
Por isso, não reparava nela, porque já estava enamorado, e pela Ana Maria.
O André viu-a e corou levemente, sem saber bem o que fazer.
Nessa altura, a Eduarda percebeu que era só a vaidade que a tinha trazido ali. Cumprimentou-os aos dois, ao André e à Ana Maria, sem falsidade ou hipocrisia, e depois de pagar o seu folhado de limão, foi-se embora.
Não comentou com ninguém o encontro, nem quando mais tarde foi tema de conversa que a Ana Maria tinha voltado a fugir, mas desta vez com o André.
E a Eduarda começou a compreender o que era realmente ser virtuosa.

1 comentário: