terça-feira, agosto 04, 2015

Post 4985 Estátua

Queria encontrar o amor e procurava-o na perfeição. Não tinha consciência dos corações despedaçados que ia deixando pelo caminho, nem se importava. O objecto do seu interesse cedo se tornava um aborrecimento. Uma vez conquistado, descobria que afinal não correspondia ao que tinha idealizado. Deitava-se com uma deusa, acordava com uma mulher, de quem então só via os defeitos.

Há cerca de duas semanas quando se deixara deslumbrar por uma conservadora, tinham marcado um encontro naquele Museu. Enquanto esperava por ela, tinha-se deixado vaguear pelas salas, até que  num canto, quase escondida a descobrira. Esculpida em mármore rosa, quase da sua altura, a sua beleza deixara-o sem palavras. Tudo nela era perfeição, as feições simétricas, a proporção no seu corpo. Em pé, a olhar para baixo, parecia aguardar. Tão viva que quase esperaria ouvir a suave respiração, o arfar do seu alvo peito, um pestanejar que a levasse a erguer o rosto e a vê-lo. Nessa altura, fora surpreendido pela jovem com quem se ia encontrar. Dir-se-ia que tinha ficado com ciúmes porque quase o arrastou dali. Disse-lhe que a estátua tinha de ser reparada antes de poder ser exposta, o que a ele soou a falso. Dormiram juntos só uma vez, naquela noite. De manhã disse-lhe que não queria mais vê-la e teve prazer em dizê-lo, quando normalmente só se sentia era indiferente e vazio por mais uma vez se ter enganado. 
Dali em diante começou a sua obsessão. Passou a ir ao Museu todos os dias procurá-la, nos intervalos de trabalho e aos fins-de-semana. Houve dias em que não conseguiu descobri-la. Reparou que a mudavam de sala e normalmente a deixavam em espaços com pouca luz e salas secundárias. Um dia, conseguiu encontrá-la bem cedo e numa sala vazia. 
Finalmente apenas os dois. Aproximou-se com cuidado, transpôs o círculo que a rodeava, levantou um braço em direcção ao seu belo rosto e tocou-lhe. Sentiu frio, o gelo que dela vinha, e percebeu. Não iria conseguir despertá-la. A perfeição da sua beleza esculpida e imortalizada no mármore, era de pedra, tão indiferente a ele, como ele tinha sido até àquela data, e afinal imperfeita porque sem vida. Qualquer das mulheres com que se deitara, na imperfeição revelada pela luz da madrugada, a suplantava, apenas por estar viva. A vida era ilusão e decepção, medo e raiva, e o amor era ser capaz de ver a perfeição da imperfeição.

6 comentários:

  1. Texto fantástico, Gábi!!
    Chapelada desde Macau!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. woooooowwwww Gábi. Deixaste-me sem palavras, a mim...

    Beijinho :))

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Pedro Coimbra :)
    um beijinho



    Obrigada Marina, por teres lido e pelas palavras :)
    um beijinho



    Obrigada David :) lembrei-me das tuas palavras a propósito do anterior texto, obrigada :)
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar