sexta-feira, maio 30, 2014

Post 3898 Divulgação Teatro

Violência Doméstica e Abuso Sexual Infantil apresentados em Teatro, 
no Varazim Teatro

" Metades é o título do espetáculo que aborda os difíceis temas da Violência Doméstica e do Abuso Sexual Infantil, este espetáculo surge na linha de pesquisa do Varazim Teatro, de um teatro que procura ser um convite à reflexão de grandes temas, através também da exploração de novas formas de contacto com o público. Em produções anteriores pudemos ver abordados temas como a Corrupção, a Eutanásia, na 39ª produção do Varazim Teatro, estreada em 2012 e que volta agora a cena, somos convidados pelo cartaz a entrar no Espaço d’Mente, uma porta de garagem grafitada não faz antever as escadas com passadeira vermelha que nos darão acesso a uma pequena sala de espetáculos. Os espetadores da primeira fila ficam a menos de meio metro da cena, uma sala-cozinha, onde os personagens irão passar um dia inteiro, nos cerca de 55 minutos que dura o espetáculo. Todo o espaço se confina aquele momento. Há apenas um corredor de acesso ao lugar, onde o espetador ficará irremediavelmente sentado e ficará também ele a viver o mesmo tempo que Marta e Maria. As duas personagens femininas parecem viver num tempo que não passa, que se repete, no tempo de um aparente desinteresse e apatia. Na pequena casa de Marta e Maria vão desfilando perguntas, vão sendo sugeridas memórias. Personagens e espetadores não podem sair. Na proximidade e nas memórias convocadas, os cheiros da casa atravessam a quarta parede, saem de cena e espalham-se pelo espaço. Que memórias nos trás o cheiro a café? Espetador viaja pelas suas e pelo suspense da história. Ele? Não pode vir cá ninguém. O paradoxo está instalado, Maria não quer que a vejam, recusa-se a abrir a porta, ao mesmo tempo que fita o infinito cheio de rostos da plateia. Como alguém que assistiu já disse, Metades é um espetáculo irremediavelmente intenso, retirando a parede que encobre muitas vezes a vergonha, as vítimas e o anonimato, dando-lhes dois rostos e uma história.
Metades volta a cena dois anos depois, porque o debate não se esgotou, porque é necessário que se fale, que se pense e que não se feche os olhos.
Com encenação de Eduardo Faria e o texto criado coletivamente pelo encenador e pelas atrizes Joana de Sousa e Joana Soares, conta ainda com música original de Paulo Lemos. A fotografia de Cena é de Rita Rocha e a realização do Trailler de Eduardo S. Faria.  Esta é a 39ª criação do Varazim Teatro que conta à data com 45. 
Apresentações dias 30 e 31 de Maio, 6 e 7 de Junho, pelas 22 horas no Espaço d’Mente*
Espaço d'Mente
Rua da Fortaleza, nº20
4490-511 Póvoa de Varzim
T:252622192 ou 916439009"

5 comentários:

  1. Gábiamiga

    Excelente crónica/crítica à peça. Os teus dotes da escrita já todos os conhecem e eu aprecio-tos.

    Mas, neste caso, Varzim e o seu Teatro devem-te um muito obrigado.

    Parabéns.

    Qjs

    ResponderEliminar
  2. Uma proposta muito aliciante! Bom FDS

    ResponderEliminar
  3. Eu não escrevi nada, Henrique Antunes Ferreira, só transcrevi...




    Também achei, Carlos Barbosa de Oliveira :)
    obrigada e bom fim-de-semana também

    ResponderEliminar
  4. Temas muito quentes e muito interessantes.

    ResponderEliminar