quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Post 3684 Curso Os Prazeres e os Dias em Serralves

Hoje foi a primeira aula no Curso em Serralves com Mário Cláudio:
OS PRAZERES E OS DIAS
 
(de 26/2 a 16/4/14)
"Propondo-se como reação à corrente melancolia, resultante da crise que não chegou ainda ao fim, o novo ciclo de leituras e escritas abordará as variadas expressões do prazer, quer dos sentidos, quer do espirito, que o texto literário nos oferece. Será uma experiencia de convivo, e de partilha dos frutos da Terra, aproveitando o contributo dos meios audiovisuais, com vista a fruir mais empolgadamente esse objeto de beleza que é afinal o mundo em que vivemos, e a que Keats chamou "uma alegria para sempre". - See more at: http://www.serralves.pt/pt/actividades/os-prazeres-e-os-dias/?menu=778#sthash.dxWBFPP7.dpuf"
 
Neste primeiro dia falámos sobre livros que serão abordados nas sessões (passei pela Fnac e só encontrei um dos livros) e tivemos como desafio de escrita escrever uma lista com os nossos prazeres.
Eu fiz mesmo uma lista. Alguns dos colegas criaram textos ou expuseram ideias.
Foi depois referido pelo Professor que existe um prazer no qual podemos pensar, mas que depois omitimos. Apenas um colega o indicou tal e qual (eu até pensei nele mas depois rodeei-o de tal forma que  ninguém o poderia ver nas palavras que escolhi, nem mesmo eu se entretanto voltar a ler o que escrevi).
Para ficar, o reencontro com colegas, o relembrar de como é ter a oportunidade de contactar, conhecer, escutar ideias, modos de ver e escrever diferentes.
 
Lista dos Livros
1) O Cântico dos Cânticos de Salomão
2) Poemas de Safo
3) Vozes no Escuro de Rui Vieira
4) A Balada do Mar Salgado de Hugo Pratt
5) Roma, Exercícios de Reconhecimento de António Mega Ferreira
6) O Cozinheiro do Rei D. João VI
7) A Casa e o cheiro dos Livros de Maria do Rosário Pedreira
8) O Triunfo do Amor Português de Mário Cláudio
 

2 comentários: