segunda-feira, junho 17, 2013

Post 3454 - Perto da Felicidade de Richard Yates (o livro que acabei de ler neste Domingo)

Perto da Felicidade de Richard Yates (também adquirido na Fnac com o desconto de 60% e entretanto aproveitei para ir buscar os outros que ainda lá estavam)
Na contra-capa:
"Cold Spring Harbor é um subúrbio tradicional de Nova Iorque, o pano de fundo de um retrato da América dos anos quarenta, na ressaca de uma guerra e sob a ameaça de outra. Charles Shepard é um militar na reforma, que vive resignadamente a frustração de nunca ter combatido; Gloria Drake é uma mulher abandonada à solidão e à proximidade da loucura, fumando e falando sem cessar; Evan Shepard é um jovem à deriva, que procura uma formação superior, mas a quem os casamentos, que faz e desfaz distraídamente, travam o passo; Rachel Drake entrega-se a um marido imperfeito e ausente, tentando cumprir o papel da esposa perfeita". Nesta América deprimida e imóvel, cada um desempenha o papel que lhe cabe desempenhar. Porém, no coração de alguns brilha o desejo e germina a semente de um futuro maior."
Mais uma vez, não concordo com grande parte destas afirmações (por exemplo, quanto a Gloria Drake ter sido abandonada à solidão, quanto a Evan Shepard procurar a formação superior e fazer e desfazer casamentos distraídamente ou ser um marido imperfeito)
As personagens pelas descrições e interacções surgem-nos como muito reais, está muito bem escrito e já não achei que fosse um livro deprimente, mas realista e com sinais de esperança, como no final.
Primeira frase: "Todas as mágoas da adolescêndia perdida de Evan Shepard foram redimidas aos dezassete anos, em 1935, quando ele se apaixonou pelos automóveis."

2 comentários: