quinta-feira, junho 13, 2013

Post 3446 Livro que acabei de ler

"O Desfile de Primavera" (The Easter Parade) de Richard Yates 
(aproveitei a promoção de 60% de desconto na Fnac).

Na Contracapa: "Considerado o grande romance de Richard Yates, a par de Revolutionary Road, o Desfile de Primavera  conta a história de duas irmãs, Sarah e Emily Grimes. Conhecêmo-las ainda crianças, com os pais recém-divorciados. E ao longo de quarenta anos, acompanhamos os caminhos que as tornam mulheres muito diferentes, embora tentando ambas lidar com um mesmo passado difícil. Sarah, a estável, a determinada, vai para Long Island, vive um casamento infeliz, e acaba por sucumbir ao seu desespero silencioso; Emily, a precoce, a independente, fica em Nova Iorque, percorre vários empregos sem interesse, dorme com vários homens, perde a carreira e perde-se no álcool. Neste sombrio e magistral romance, e com a mestria que caracteriza toda a sua obra, Richard Yates reforça a ideia de que não existe aquilo a que se chama uma vida normal."
Primeiro ponto, não concordo em grande parte com esta descrição da contracapa. Não vi a Sarah como estável ou determinada, nem me parece que tenha sucumbido ao seu desespero silencioso, e antes que a sua morte terá estado muito relacionada com o seu casamento infeliz. Também, Emily não me pareceu nem precoce, nem independente. Não achei que pudesse defini-la "ter dormido com vários homens", nem que se tivesse perdido no álcool. Do que li, pareceu-me que mais do que optarem conscientemente por caminhos diferentes, acabaram por seguir os caminhos que se abriam à sua frente e foi mais por sorte ou destino que esses caminhos foram distintos e as diferenças entre as duas irmãs surgiram também das diferentes experiências porque foram passando ao longo dos anos. 
Muito bem escrito e um bocadinho deprimente. 
Primeira frase do livro: "Nenhuma das irmãs Grimes estava destinada a ser feliz".

6 comentários:

  1. Obrigada Redonda por partilhar e dar o seu parecer...é um livro que está na minha lista de leituras para as férias...:)

    Beijinho e dia feliz!!

    ResponderEliminar
  2. De nada :)
    Obrigada, um beijinho e um dia feliz :)

    ResponderEliminar
  3. Estou a ler Amor em Tempos de Cólera.
    Uma série de livros de Garcia Marquez tos seguidos - Olhos de Cão Azul, a Revoada, O Aroma da Goiaba, Memória das Minhas Putas Tristes, O Amor em Tempos de Cólera.
    Depois, e já à minha espera, reler o magnífico Cem Anos de Solidão.
    Beijinhos e votos de bfds!

    ResponderEliminar
  4. O que gostei mais dele foi esse, Pedro Coimbra, O Amor em Tempo de Cólera. Li 1º Cem Anos de Solidão e n
    não gostei tanto porque com tantos personagens não os desenvolvia tanto como no Amor em Tempo de Cólera.
    um beijinho, obrigada e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Passo.
    Prefiro não ler livros demasiado deprimentes.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Este é só um bocadinho, Catarina...:)
    um beijinho

    ResponderEliminar