quarta-feira, março 27, 2013

Post 3312 - Terça-feira, 26.3.2013


Comboio Nocturno para Lisboa (Nachtzug nach Lissabon) de Bille August, baseado no romance com o mesmo título de Pascal Mercier (pseudónimo de Peter Bieri - nasceu em Berna em 1944, vive em Berlim e é professor de filosofia), com Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Christopher Lee, Mélanie Laurent, Bruno Ganz, Jack Huston, Nicolau Breyner, Adriano Luz, Beatriz Batarda, Filipe Vargas e Joaquim Leitão.
O professor Raimund Gregorious impede uma rapariga de se suicidar e acaba por a ver afastar-se pouco depois, deixando para trás o seu casaco vermelho. Neste casaco um livro e dentro do livro, um bilhete de comboio para Lisboa. O professor começa a ler o livro e ficar fascinado pelo que lê, vai até à estação de caminho de ferro para devolver, casaco, livro e bilhete à sua dona, não a encontra e acaba por tomar o comboio no seu lugar.
Depois de ter lido um comentário e post no blog Crónicas on the rocks mais exactamente aqui fiquei com a ideia que tinha de ver primeiro o filme e ler depois o livro, para não ficar decepcionada com o filme ou então não ver o filme. 
Por isso ontem lá fui com N. No intervalo achei interessante crítica de casal atrás de mim, desde logo quanto a não existir um comboio de Berna para Lisboa. N. achou piada a terem-se enganado no lugar de duas das peças em tabuleiro de xadrês - trocaram o lugar do cavalo com o do bispo.
Entretanto "estive a googlar" Amadeu Almeida Prado o seu livro Ourives das palavras e descobri que ele não existe. Gostei do filme, talvez porque do livro ainda só li as primeiras páginas.



3 comentários:

  1. Tenho de perguntar a uma cunhada se foi este o livro que ela me emprestou há uns tempos...
    Talvez tenha que começar a fazer sinopses dos livros que me são emprestados! :-))
    As críticas que li sobre o filme não são famosas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei do filme, Vera, e estou agora a começar a ler o livro :)



    Parece-me que o livro será um grande livro, Rosa dos Ventos (já pensei também em fazer sinopses mas de todos os livros que leio :)
    um beijinho

    ResponderEliminar