terça-feira, novembro 06, 2012

Post 2920 - Enigma

É-nos colocada a opção que se segue:
Três portas; atrás de uma está um carro, o prémio que gostaríamos de obter; atrás das outras duas, está apenas uma cabrinha. Se conseguirmos acertar na porta certa, poderemos ficar com o carro (não perguntei na altura, mas penso que se acertarmos na porta errada, não poderemos ficar com a cabrinha). Eu escolho, por exemplo a porta A. É aberta a porta B, e atrás da mesma está uma cabrinha. Posso então manter a minha escolha da porta ou alterá-la.
E o ponto seguinte é aquele que ainda não consegui atingir.
Se eu mantiver a porta já escolhida, terei 1/3 de probabilidades de acertar. Se mudar para a porta C, irei ter 2/3 de probabilidades de acertar. Porquê?

11 comentários:

  1. Estes enigmas fazem-me dor de cabeça! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual como a Rosa dos Ventos... assusto-me logo com este tipo de problemas :)

    ResponderEliminar
  3. Credo! Isto é pior que resolver o OE do Gaspar!...

    Depois venho ver a resposta - é que eu sou de Letras, portanto pouco dada a problemas de Matemática...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Hummm,

    Fiquei a pensar no assunto .... Enquanto entregava uma Pizza (a Calzone), uma cliente perspicaz perguntou-me se estava tudo bem ... Não resisti! Disse que tinha um problema e contei-lhe a história do carro e das cabrinhas ....

    Vai daí, ela deu-me mais uma em que pensar .... "e se fossem 1000 portas?"

    Eu escolho a que me parece que têm o carro, abrem-se as restantes 998 portas com as cabrinhas e depois? devo mudar de porta? ou não?

    Ainda me ocorreu que tenho mesmo de acertar ..... pois com tanta cabrinha o melhor é fugir de carro!!!

    :)

    bj
    Pizza Boy

    ResponderEliminar
  5. Se não estou em erro isso é paradoxo de Monty Hall...Já li sobre ele, mas sou incapaz de explicar...Eu é mais letras mesmo.

    cumps

    ResponderEliminar
  6. Fiquei baralhada-... Meu Deus, que perguntas!!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de enigmas, Rosa dos Ventos, quando consigo resolvê-los :)
    um beijinho



    Alguns são interessantes, Luisa
    (mas também sou de letras :)




    Resolver o OE deve ser pior, Graça Sampaio :)
    (também sou de letras :)
    um beijinho



    Se em vez de 1000 portas com 999 cabrinhas, mudassem para 1000 portas com 999 carros, isso é que seria fixe, Pizza Boy :)
    um beijinho



    Bolos também me parece uma boa ideia, Pedro Coimbra, podes enviá-los para aqui e inspirada com os bolos pode ser que atinja a solução :)




    Finalmente uma pista, Sara! Vou "googlar" esse paradoxo quando sair daqui...
    um beijinho





    Eu até gosto de enigmas, MJ FALCÃO, mas este ainda não resolvi :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Primeiro eu fui pela resposta intuitiva...

    ResponderEliminar