sábado, abril 14, 2012

Post 2506 E depois do aviso - Memórias do passado II

Teria seis anos quando só por assistir aos ensinamentos do meu pai à minha irmã mais velha, aprendi o difícil e complexo jogo das damas.
E por essa altura, comecei a ir à escola. Apenas na 1ª classe estive num colégio particular, depois passei para o ensino oficial, mas iniciei percurso escolar num colégio de padres, que juntava a 1ª e 2ª classes numa sala e penso que a 3ª e a 4º também (a minha irmã foi para a 4ª). Lembro-me, como os colegas da 2ª classe levavam reguadas em grande número. Os ditados então eram uma desgraça porque cada erro era sancionado com uma (para quem pudesse estar curioso, pelo que me lembro, durante toda a 1ª classe só terei levado duas,  mas como uma reguada isolada, de cada vez, era pouca coisa, em comparação com quem levava vinte e tal, aguentei firme).
Voltando ao início do post, irei agora recordar um dos meus momentos de glória na 1ª classe, quando tive a oportunidade de jogar um jogo de damas com um colega mais velho, da 2ª classe, rodeada por colegas  sem dúvida abismados com o facto de não só eu já saber jogar damas como com quem ia jogar (estranhamente, lembro-me dele como tendo bigode...como ele deveria ter 7 ou 8 anos, talvez deva duvidar dessa memória...).
Não chegámos a acabar o jogo (que quiçá eu poderia até ter ganho) porque entretanto terminou o intervalo.

6 comentários:

  1. Eu jogava damas com o meu irmão, que é mais velho que eu. Lembro-me de achar o jogo empolgante. E
    fácil. :)

    ResponderEliminar
  2. Como fácil?!!!É um jogo muito complexo e difícil! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre fui burro para jogar as damas...
    Mas este teu adversário, de 7 a 8 anos de bigodes deveria a se dar crédito a isso, deveria seur um belo exemplo de patologia da hipófise, ou uma virilização tratável, quiçá um sonho erótico teu :)))

    ResponderEliminar
  4. Ah ah ah ah... adoro essa recordação meio nebulosa do colega de 7 ou 8 anos com bigode!

    ResponderEliminar


  5. Paso a saludarte mientras me sea posible y el tiempo me lo permita, para acompañarte en el fin de semana, produciéndome una grata emoción compartirlo contigo.

    Al permitirme disfrutar de tus entradas, pensadas con la lógica del sentimiento para satisfacción de todos los que tienen el gusto de leerlas y opinar del tema en cuestión sobre el que se verse.

    Con afecto por mi parte me despido, hasta otro memento que nos siga permitiendo reforzar nuestra amistad a través de las palabras en equilibrada armonía...

    Un abrazo para saludarte
    y un beso para acompañarte

    María del Carmen



    ResponderEliminar
  6. Ainda me lembro de como se joga Hesseherre, por isso se quiseres posso tentar ensinar-te...talvez dê para se jogar pela net
    talvez um dia consiga encontrar fotografias das classes desse ano e descobrir se ele tinha ou não bigode...
    um beijinho


    Obrigada, luisa :)
    um beijinho



    Obrigada La Gata Coqueta ou
    María del Carmen pelas palavras
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar